junho 19, 2017

10 (ou mais) motivos para amar a Festa Junina



A Festa Junina é uma das maiores tradições culturais do Brasil, comemorada em todas as regiões do país. Diferente de outras festas celebradas em poucos dias, como Carnaval, Páscoa e Natal, ela acontece durante todo o mês de junho, se estende muitas vezes até julho (ou agosto, como já acabei indo), e conta com muita comida, bebida, dança, brincadeiras e alegria! Recebi as dicas abaixo da Yoki, que tem um site recheado de dicas para esse evento muito amor que só o brasileiro tem e resolvi compartilhar com vocês. São 10 motivos pra você amar uma quadrilha.

1)  Chance de encontrar um amor

Uma das brincadeiras mais famosas das festas, o Correio Elegante é uma oportunidade de se declarar a pessoa amada de maneira divertida e romântica.

2)  Dançar muito na Quadrilha

Um dos momentos mais esperados das festas juninas é a hora da quadrilha. Após o casamento, os noivos e convidados dançam as músicas típicas com passinhos sincronizados que deixam todos em um clima de festa e descontração.

3) Doces maravilhosos

Sinônimo de muita comida gostosa, nas festas juninas você pode comer muita paçoca, pé de moleque, pipoca doce, canjica, frutas com chocolate, arroz doce, bolo e maçã do amor, sem sentir culpa, afinal, os docinhos fazem parte da festa.

4) Brincadeiras com prêmios

Para quem gosta de jogo, os bingos nas festas juninas sorteiam prêmios variados e ainda toda a família pode brincar. Além disso, quem nunca se divertiu com a tradicional pescaria, com o jogo da argola e com o tomba lata?

5) Festa pra todo mundo

Idosos, crianças, jovens, casais, animais de estimação, todo mundo é bem-vindo na Festa Junina, a comemoração mais democrática de nossa cultura popular. Seja para dançar, comer ou brincar, todo mundo tem o seu espaço e atividade preferida para curtir a data.

6) Comer muitos salgados em várias formas

Tortas, pamonha, pipoca, churrasco, sopa, milho cozido, cuscuz, curau, pinhão, cachorro-quente... quer mais?

7)  Beber muito quentão

A Festa Junina é a única data do ano em que é comum beber quentão, por isso, vale a pena aproveitar a bebida que é clássica nas quermesses e festas caseiras.

8) Ouvir muito sertanejo de raiz

Além do forró e músicas de festa junina, o sertanejo de raiz também é outro ritmo que embala o clima junino. Vale dançar com os amigos, a dois, e até extravasar a sofrência.

9) Fogueira com os amigos

No auge do inverno, nada mais gostoso do que se aquecer de forma divertida, seja brincando de pular a fogueira ou conversar em torno dela.

10) Se vestir como caipira

Todo mundo pode entrar no clima da festa e investir em roupas e acessórios juninos sem gastar ou se preocupar muito. Basta tirar a camisa xadrez do armário, costumar os retalhos nas calças e paletós, colocar o chapéu de palha e investir na maquiagem, que costuma vir cheia de pintinhas na bochecha e bigodes desenhados a lápis preto.



Festa Junina aqui ganha aspectos mais apaixonantes e, se você não se convenceu com os motivos acima, pode se animar com os daqui de baixo:

- Paçoca e Pé de Moleque não levam leite na composição. Se você tem alergia, intolerância ou um filho que tenha (como é meu caso), vai poder comer à vontade e sem culpa.

- A Festa Junina acontece no final do outono e início do inverno, isso garante temperaturas mais amenas e até um friozinho gostoso pra se vestir na temática e até dançar um forró agarradinho.

- Pessoas de todas as religiões podem ir sem medo, porque é algo feito com tanto amor e sem nenhum aspecto que os mais "beatos", "xiitas" ou "caretas" possam chamar de pouca-vergonha.

- Você pode comer pagando pouco nas barraquinhas, assim como nas brincadeiras você pode se divertir gastando quase nada.

- Você não precisa saber dançar, basta se sacolejar com o sanfoneiro que tá tudo bem!

- Você pode fazer uma Festa Junina em qualquer lugar - dentro de casa, no play, jardim, sítio, escola, trabalho...ou seja, não desculpa pra ficar de fora!

Depois do Natal, essa é minha data preferida do ano. Já separei minha roupa xadrez e ativei minha playlist pra dançar. Bora lá, comadre e compadre?!


Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

2 comentários:

  1. Meu marido gosta muito dessa época. Eu gosto das comidinhas, milho assado, batata doce.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!! Realmente há muita alegria envolvida! Além da tradição religiosa que tem grande valor devocional aos Santos: Santo Antonio, São Pedro e São João!

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.