fevereiro 23, 2017

Tudo sobre cloro

blog dona de casa

Um produto coringa parta as donas de casa é o cloro. Ele é o tipo de material de limpeza que tem que ter sempre! Isso porque além de desinfetar, clarear e afastar insetos, ele é capaz também de eliminar maus odores e limpar diversos tipos de materiais, desde pedras até plástico. No mercado existem diversas opções de marcas que possuem CLORO no rótulo, mas elas são apenas soluções com hipoclorito de sódio. O cloro de verdade, é um gás de coloração amarelo esverdeada que é transportado em cilindros. 

Os compostos dele é que chegam até nós de maneira mais simplificada. O composto mais conhecido é o cloreto de sódio, muito importante para a alimentação já que é o cloreto junto com o sódio que faz o sal ser salgado. Já o hipoclorito de sódio é usado largamente na indústria. Nessa área é que falamos sobre os nossos queridinhos de dia de faxina: Vim Cloro Gel, Cif Cloro, Uau Cloro Ativo, Veja Limpeza Pesada, entre tantos outros produtos. 

Além deles, tem aqueles garrafões que muita gente usa pra clarear roupa. A água sanitária é uma solução que contém 2.5% de cloro ativo em água. O alvejante para uso doméstico que é vendido no mercado é uma solução de 2,0 a 2,5% de hipoclorito de sódio no momento da fabricação. São esses o que costumamos usar na limpeza de casa. A concentração varia de uma formulação a outra e diminui gradualmente com o tempo de prateleira.

Soluções entre 10 à 12% de hipoclorito de sódio são bastante usadas em cisternas e em abastecimento de água para clorar a água. Existem produtos para a cloração de piscinas que contêm aproximadamente 30% de hipoclorito de sódio. O sal cristalino também é vendido para o mesmo uso; tal sal contém menos que 50% de hipoclorito de sódio. Porém, o nível de "cloro ativo" pode ser bem mais alto.

Como usar?

-Remoção de manchas na roupa: Apesar de ser bem conhecido por clarear roupas, eu não gosto muito de usar em roupas do corpo por acabar desgastando os tecidos. Mesmo os de fibra de algodão, prefiro usar produtos menos agressivos. O recomendado é um volume de 50ml a 250mL de alvejante por carga de roupas. A água quente potencializa a ação, devido à decomposição térmica do hipoclorito.

- Desinfetante: Uma diluição de um para quatro de alvejante doméstico em água  é eficaz contra diversas bactérias e alguns vírus, e é frequentemente o desinfetante de preferência para limpar superfícies em hospitais. Deixar de molho alguns minutos potencializa o efeito.

- Afasta insetos: A limpeza de pratinhos de plantas, pneus e calhas d'água com cloro evita que os ovos de insetos, como o mosquito da dengue, consigam se reproduzir. Deixa um pouco do produto nesses locais também afasta.

- Limpeza de cisterna: Para fazer uma cloração de impacto em poços ou cisternas de água para desinfecção, é usada uma solução 2% de alvejante doméstico. Para sistemas maiores, pode-se usar produtos mais concentrados, porque assim usa-se em menores quantidades. A alcalinidade da solução de hipoclorito de sódio também causa a precipitação de minerais presentes na água, como o carbonato de cálcio (calcário), de forma que a cloração de impacto é geralmente seguida de entupimento do sistema. A precipitação dos minerais também preserva bactérias, o que faz desta prática, de alguma forma, pouco eficaz na desinfecção para a qual ela é proposta. (Fonte: Wikipedia)

- Tratamento odontológico: O hipoclorito também é usado na Odontologia, durante o tratamento de canal, para desinfetar o canal e dissolver qualquer resto de tecido da polpa do dente.

São tantas opções de uso, que limitar à faxina é bem pouco, né? Mas pelo menos agora você já sabe que o que você usa na limpeza é hipoclorito de sódio e que o cloro escrito no rótulo é apenas pra chamar a atenção e ter menos letras. Coisas de Marketing.

No vídeo abaixo falo mais um pouco sobre o cloro. Não esqueça de se inscrever no canal!

Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.