janeiro 04, 2017

Faxina pós festas



Quem é dona de casa sabe: trabalho nunca falta. Mal falamos no faxinão de fim de ano e já estamos às voltas com a faxina pós festas. Isso porque do Natal pra cá mal queremos ver uma vassoura e manter a rotina de limpeza, certo? Mas é chegada a hora de retomar a organização do lar para o bem estar e saúde - sua e da sua família. Por sorte, muita coisa não precisa ser feita, afinal o destralhamento de fim de ano já ocorreu.

Mas temos a parte que remete à família que visitou, comidas que preparamos e a sujeira habitual. Por isso vou contar aqui o que faço na faxina pós festa. Primeiro quero frisar que dificilmente faço faxina grande, porque mantenho a rotina de limpeza semanal que me ajuda muito a não ter tanta trabalheira num dia só.

Sigo um passo a passo para manter tudo limpo depois que o Natal e Reveillon passam.

1- O que dá para ir pro lixo vai - embalagem de presentes principalmente. Tem gente que gosta de guardar, mas só fica o que de fato dá para ser reaproveitado. Papéis, notas fiscais de coisas que já foram consumidas também vão pra lixeira.
2- Guardar tudo que está fora do lugar. Cada coisa em seu lugar e isso ajuda muito a começar a faxina.
3- Capas de sofá devem ser lavadas ainda que aparentemente não estejam sujas. Vai saber quem esfregou dedo sujo de comida ali!?
4- Separar as roupas que foram utilizadas no período. Lava tudo: essa semana de recesso muitos vão à praia, piscina, tomam banho de chuveirão...biquínis e toalhas já pra máquina!
5- Lavar os banheiros - se teve visita significa que foi utilizado várias vezes. Então é o primeiro cômodo a ser limpo.
6- Trocar roupas de cama e limpar quartos. Se teve visita e dormiu, ela deixou suor no lençol.
7- Limpar a sala. Inclui aí varrer e passar pano no chão com cera, lustrar os móveis e vidros da janela.
8- Limpar a cozinha. Época de festas significa comidas sendo preparadas constantemente. Hora de limpar o fogão, geladeira e microondas.
9- Limpar interruptores e maçanetas. Dedos e mais dedos passaram ali, sempre fica uma sujeirinha.
10- Trocar capacho da porta de entrada. Faço isso semanalmente, mas é bom incluir aqui no faxinão.

Produtos de limpeza

Sempre me perguntam o que usar na limpeza de cada item. Vou falar aqui de alguns que uso e gosto bastante.

Vim Cloro Gel - uso no chão do banheiro e cozinha, no vaso sanitário, no piso do box e ainda para limpar tábuas de carne e legumes, além de pratinhos de plantas.


Ajax Fresh Lemon - limpo o box blindex com ele, além das paredes do banheiro e cozinha. Ajuda a desengordurar muito facilmente. 

Sabão de coco pastoso - esse produto é 1001 utilidades. Uso para limpar os vidros das janelas, sapatos, panelas, geladeira...nossa! Se eu fosse dizer tudo que é possível limpar com ele renderia apenas um post pra ele. Mais pra frente falo disso. É bem barato e rende muito!



Saponáceo - acredito que ele dá uma esfoliada no chão e bancadas que nenhum outro produto dá. Ajuda a soltar gordura e clareia o piso. Aqui em casa o piso frio é branco, então tende a manchar muito.

Destac - o chão da casa é todo em taco, então usamos o Destac Madeiras que tem um cheirinho bem agradável! Um pouco dele e já fica cheiroso por horas e brilhando! Existem outras versões para quem tem outros tipos de pisos.


Brilhante Antibac - para lavar as roupas de casa como toalhas, capas de sofá, cortinas, lençol e toalha de mesa eu gosto de usar esse Brilhante Antibac. Ele limpa e ainda ajuda a remover as bactérias que ficam nas roupas. Sabemos que itens de casa que são compartilhados - manta do sofá ou capa - juntam muitos germes. E o que dizer das toalhas que pegam umidade no banheiro?! Também gosto desse sabão para limpar os tênis: ponho eles na máquina e mando ver!



É assim que começo a minha faxina pós festas. Sigo esse cronograma e uso esses produtos. Claro que utilizo outros, mas esses acredito que são coringas e merecedores de vocês conhecerem e usarem. Prontos para a faxina após o ano novo? Prontos para retomar a rotina de limpeza?

Então vamos lá deixar a casa em ordem!
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.