janeiro 28, 2017

8 curiosidades sobre massas



Um dos meu pratos preferidos são massas. Amo qualquer tipo de macarrão, lasanha é um dos meus pratos favoritos e poderia viver desse alimento facilmente. Não tenho origem italiana, mas fui criada com minha mãe preparando todos os domingos uma boa macarronada - depois tivemos a fase de ser lasanha. Fui adepta de comer nhoque todo dia 29 quando casei e permaneci nessa tradição por dois anos. Meu conhecimento nessa iguaria, no entanto, limitava-se a saber que, de alguma forma, as diferentes formas de massas deveriam ser acompanhadas de molhos diferentes, só que esse fato está incorreto.

Se você, assim como eu, ama massa e quer conhecer mais sobre a origem e curiosidades sobre esse prato vem ver essa lista:

1. A massa estava sendo comida em todo o mundo muito antes de Marco Polo nascer. Ele fez sua viagem para a China em 1269, voltando a Veneza 24 anos depois. Mas a massa estava sendo comida na Sicília em 1154, e alguma versão dela pode ter sido comida pelos gregos já em 1 dC. Há numerosas histórias sobre o macarrão em todo o Oriente Médio (no Talmud de Jerusalém em 5 dC), no Mediterrâneo e em várias partes da Ásia - tudo antes da viagem de Polo e remontando centenas e até milhares de anos.

2. O primeiro prato de massa que as pessoas comeram provavelmente foi uma lasanha. Em um livro de receitas do século III compilado pelo nobre romano e notável gourmet Marcus Apicius, ele descreveu um prato feito com camadas de laganon, que é um macarrão largo semelhante ao que nós pensamos como macarrão lasanha hoje. E como Corby Kummer descreve em um artigo atlântico que também se aprofunda na história da massa, "Marco Polo falou de lasanha, que então significava macarrão", para descrever o que ele viu, o que indica que já estava familiarizado com a comida.

3. Pasta secca (massas secas) ajudou nossos antepassados a ​​explorar o mundo. Se era um passeio longo da caravana pelo deserto ou de uma longa viagem pelo navio, a massa secada era uma fonte boa das calorias e dos nutrientes que poderiam ser transportados sobre distâncias longas sem deterioração. As massas poderiam ser preparadas com algum tipo de gordura e sal e qualquer legumes, carne ou peixe poderia ser encontrado para uma refeição satisfatória.

4. Antigamente achava-se que as massas poderiam causar doença mental. Todos, do filósofo alemão Arthur Schopenhauer ao partido fascista italiano, pensavam que as massas tornavam as pessoas demasiadamente relaxadas e preguiçosas - Mussolini até mesmo considerou proibi-lo em um ponto.

5. As massas foi tidas como "alimento de rua" para ser comida com a mão. De acordo com o livro de della Croce, em Nápoles "Uma cultura de rua se desenvolveu em torno da culinária, vendendo e comendo massas secas. Focos de carvão rodeado por barracas de madeira improvisadas eram vistos em toda parte, oferecendo uma panela de água fervente e salgada cheia de macarrão. Punhados de queijo ralado foram jogados em cima dele, e as massas foram comidas apenas dessa forma, com os dedos."



6. As massas foram amassadas a pé na Itália. Nas casas das pessoas, a maioria fazia massas misturando-as e amassando-as manualmente. Mas a massa também foi feita em fábricas que datam de pelo menos a década de 1700 e, enquanto eles estavam transformando quantidades de massas, eles não tinham muito no caminho de máquinas para fazê-lo. Assim, os trabalhadores misturariam e amassariam a massa com os pés enquanto estavam sentados em bancos, e depois foram pendurados para secar em aparadores longos.

7. A primeira fábrica de massas nos EUA foi instalada no Brooklyn. Neste caso, foram os cavalos que fizeram o trabalho: eles foram aproveitados para um dispositivo de amassamento gigante. Zerega Pasta foi fundada em 1848, e ainda é vendida até hoje, embora a sede da empresa tenha se mudado para Nova Jersey em 1952.

8. Inicialmente, as massas eram muitas vezes um prato doce, não muito saboroso. De acordo com Al Idrisi, o geógrafo árabe encomendado pelo rei Roger II da Sicília no início do século XII para escrever um livro sobre suas explorações da ilha, os sicilianos fizeram um tipo de massa chamada itriyah (a palavra persa para "string"). Foi formado em torno de uma agulha de tricô para torná-lo oco. Ele evoluiu para tria e, em seguida, trii, uma espécie de espaguete ainda usado na Sicília e algumas outras partes do sul da Itália. O tria antigo (que significa "pequenas cordas") foram servidos com doce Molhos frequentemente baseados em mel e canela, ingredientes que permanecem proeminentes na culinária siciliana", escreve della Croce. Aqui no Brasil o doce é chamado de aletria.

Fonte: Mother Nature Network
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.