outubro 20, 2016

Vacina HPV para meninos?

Antes mesmo do Ivan nascer eu já lia e relia o calendário de vacinação para saber exatamente qual e quando ele teria que tomar. Na caderneta é bem clara a questão de vacina aos nove anos - HPV apenas para meninas. O que me deixou despreocupada a respeito dessa faixa etária. A vacina contra o HPV para garotas já faz parte do calendário nacional de vacinação, mas porque será que os meninos não podem ser imunizados também? O HPV, Human Papiloma Virus, é fator de predisposição para o câncer de pênis nos homens e para câncer de colo de útero para as mulheres.

vacina hpv


Esse vírus está presente na pele e nas mucosas dos seres humanos, como vulva, vagina, colo de útero e pênis. Pode ser transmitido pelo contato direto com a pele ou com mucosas infectadas por meio de relação sexual. Porque a campanha pública é direcionada apenas para elas? Os sintomas do HPV  são de dor, desconforto ou ardor na região vaginal ou pênis, além do aparecimento de verrugas. O vírus é detectado através de exames de análises clínicas, como papanicolau e captura híbrida. Tem cura, mas é preciso paciência. Porque deixar em aberto os meninos e não proteger todos eles? Ninguém quer ver o filho passar por dor ou tratamento. 

A explicação, segundo o Ministério da Saúde, é de que o câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais frequentes entre as brasileiras e a quarta causa de morte na população feminina, atrás do câncer de mama e colorretal. Para os homens, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pênis atinge homens acima de 50 anos, mas pode acometer também os mais novos e está diretamente ligado à infecção do HPV.

De acordo com a ginecologista Maria Luisa Mendes, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, a vacina vale para ambos os sexos e todos devem se proteger do vírus. A rede particular oferecer a aplicação para todos. “Importante salientar que é preciso sempre usar camisinha nas relações sexuais para evitar o contágio das doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV. Além disso, o HPV é um fator de predisposição ao desenvolvimento de cânceres, por isso quanto mais cedo se imunizar, entre os nove e 13 anos, mais protegidos meninos e meninas estarão na fase adulta”, explica a médica.

Na rede privada, cada injeção custa em média R$ 350,00. Não é nenhum pouco barato, principalmente ao levar em conta que são necessárias três doses, o que gera um gasto médio de R$ 1.050,00. Se você pode desembolsar esse valor e quer garantir a saúde de seu filho, faça! Infelizmente o governo não oferece tudo que precisamos para estar com a saúde garantida, então temos que fazer por nós mesmos (e isso já significa o planod e saúde, não é?).

Agora quero saber: você vacinará ou já vacinou seu filho homem contra HPV?

UPDATE 03/01/2017: Hoje o governo anunciou que as vacinas de HPV chegarão aos meninos também na rede pública. Inicialmente apenas os garotos de 12 e 13 serão imunizados, mas aos poucos a vacina será ampliada para aqueles entre 9 e 13 anos.
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.