setembro 15, 2016

Perseverança: a chave do sucesso

Os últimos anos não tem sido fáceis para a economia brasileira e, infelizmente, isso tem resultado em uma série de demissões em diversos setores. Com isso, muitas pessoas ficam sem saber o que fazer da vida, perdidos sem perspectiva de como voltar a ter uma renda. Muitos chefes de família deixaram de ter a renda que era a mais importante e seus cônjuges tiveram que fazer algo para ganhar dinheiro. Se você está vivendo uma dessas situações, fique tranquilo. Já existiram marés piores e que foram superadas por diversas pessoas.

Quando fui cobrir o evento da Activia conheci a história de duas mulheres que deram a volta por cima e são empreendedoras reconhecidas. São elas Zica Assis, fundadora do Beleza Natural, e Ana Lucia, criadora do Fuxicarte. Os exemplos delas vão te ajudar a enxergar possibilidades em meio ao caos.

Vivendo InSync
Zica Assis (de vestido) e Ana Lucia (de P&B)

Zica Assis - Desde pequena, a carioca tinha orgulho do seu cabelo afro armado, no entanto, quando tinha apenas 11 anos precisou ajudar a família em casa e encontrou um emprego de babá. Nessa casa de família deram a ordem dela cortar ou alisar o cabelo. Durante todo o tempo em que trabalhou, ela sentia que falta algo de sua essência, mas ao ter sua independência, passou a procurar produtos que pudesse deixar seus cachos mais bonitos. Foi então que ela foi testando misturas e composições químicas em casa, utilizando o próprio cabelo como cobaia. Ao ver que alguns experimentos não davam certo e fazia com que seu cabelo caísse, ela passou a testar no irmão. Foram 10 anos de testes até que ela chegasse em uma formulação que não agredisse o couro cabeludo e deixasse os fios de maneira mais hidratada e soltos. Foi então que ela fundou a empresa Beleza Natural - uma rede salões que cuida especialmente de quem possui são vendidosabelos cacheados. Além de serviço, os produtos também são vendidos no varejo.
Lição: Quando ela ouviu um não, ela não parou. Ela foi trabalhando a longo prazo e provou que é possível transgredir, mesmo contra uma sociedade que possui uma cultura que a excluísse. Ou seja, se hoje você recebeu não, não faça disso um muro que barre seus sonhos. Pense em algo, mesmo que distante, que possa te fazer chegar onde você quer. Se durante esse caminho você encontrar dificuldades, procure ajuda de quem possa acrescentar algo na sua vida.

Ignore os nãos. Transforme eles em força para alcançar o sucesso.

Ana Lúcia - Com família de origem nordestina, Ana foi criada a pulso firme para que fosse a perfeita dona de casa e esposa. A mãe dela não aceitava outro destino para a filha que não fosse ficar cuidando de limpeza e do marido. Durante toda a adolescência, Ana quis seguir outro caminho. Ela não se imaginava ficando na beira do fogão e passando roupa. Mas aos 17 anos fez o que a mãe queria e se casou. Ao invés de ficar submissa, ela procurou uma ocupação e descobriu na arte do fuxico uma possibilidade de ganha-pão. Quando as lojas começaram a encomendar produtos dela, sua mãe descobriu um câncer e tinha pouco tempo de vida. Mesmo se lamentando, Ana Lúcia criou forças para delegar os pedidos para sua pequena equipe e deu uma pausa. Após a morte de sua genitora, ela voltou ao mercado, mas encontrou portas fechadas. Foi então que ela recomeçou mais forte, fazendo novos contatos e clientes, que ajudaram ela em seu negócio. Ana Lúcia tem em sua equipe mulheres na mesma situação que ela: pobres, que vivem em comunidades de risco, mas que se recusam a ter como destino a lamentação ou o tráfico. O Fuxicarte foi indicado para receber um prêmio em Cannes, na França, por seu trabalho com mulheres. O investimento inicial de R$50,00 ela viu se transformar em R$150 mil, quando uma almofada de fuxico foi leiloada em uma ação beneficente de Paris. Antes moradora de uma casa condenada pela Defesa Civil, em uma comunidade carente do Rio, agora ela já possui sua casa própria em uma área mais nobre. 
Lição: Seu destino é você quem faz. Se a sua realidade não é como você gostaria que fosse, corra atrás e busque algo que te faça chegar onde você quer. Sua renda pode vir de onde menos imagina. Por isso, busque algo que te dê prazer e acredite que sempre haverá quem compre. Valorize-se e saiba a hora de delegar. Recomece quantas vezes desejar, mas não desista. 

O sucesso chega para quem acredita no próprio potencial.

Mulheres empreendedoras


Tivemos dois exemplos de mulheres que souberam empreender e sair da situação sem futuro que se encontravam. Hoje elas são as chefes de suas famílias, empresárias e ainda ajudam outras mulheres a terem sua própria renda e autoestima. Encare de frente os problemas e comece a planejar por onde começar a mudar o seu destino. Um passo de cada vez, entendendo os problemas como parte da sua caminhada rumo ao sucesso. Persevere!
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.