agosto 30, 2016

A importância de lavar as mãos das crianças

higiene das mãos


Você sabia que boa parte das doenças infantis pode ser evitada lavando as mãos? Desde criança ouço da minha mãe sobre a quantidade de germes que levamos à boca quando deixamos de nos higienizar. Rotavirus, hepatite A, gastroenterite e gripe são algumas das enfermidades que qualquer pessoa pode adquirir se não limpar bem as mãos. Quem possui bebê em casa deve ter atenção redobrada, porque eles podem ser contaminados e pegar de conjuntivite até bronquiolite. Além de tudo isso, a falta de higiene também causa verme e, consequentemente, outros problemas relacionados ao sistema digestivo que podem acarretar anemia e desnutrição.

Um simples hábito pode mudar esse cenário pavoroso que comentei acima. Educar as crianças desde que são bem novinhas a chegarem em uma torneira e ensaboar seus dedinhos e mãozinhas, pode evitar muitos danos. Lavas as mãos deve ser um ato corriqueiro tanto quanto escovar os dentes, beber água e escovar os cabelos. A repetição e o exemplo vindo dos adultos fará com que elas naturalmente busquem ficar limpas. Se você já se cuida assim, que tal repassar essa informação a outra pessoa que pode não saber?

Quanto mais pessoas souberem da importância desse hábito para a saúde das crianças, menos doenças relacionadas à sujeira teremos. Uma empresa que tem trabalhado essa conscientização é a Unilever sob a marca Lifebuoy. Nos dias 30 e 31 de agosto, a fabricante de sabonetes estará nas comunidades Cantagalo e Santa Marta, aqui no Rio de Janeiro, incentivando o hábito de lavar as mãos como medida de prevenção de germes que podem causar doenças. Em parceria com a ONG Love.Fútbol, a marca realizará atividades como teatro e jogo de perguntas e respostas.

A parte mais legal - e que você pode utilizar como exemplo na sua casa - é o uso de elementos lúdicos para explicar sobre a higienização. Os educadores das escolas e líderes das comunidades serão convidados atuar como multiplicadores desse comportamento. Carimbos com tinta, adesivos e jogos podem fixar na cabecinha deles a relevância de se cuidar. Serão 21 dias de ação - tempo suficiente para o hábito ser construído e se manter na lembrança dos pequenos. Essa iniciativa faz parte da campanha "Conectados Pela Cidade", da Unilever, que visa impactar positivamente metrópoles ao redor do mundo.



Ou seja, se cada um fizer a sua parte mais e mais pessoas poderão se tornar multiplicadores dessa informação. Se você mora em condomínio, vila, comunidade ou ainda se faz parte da vivência escolar do seu filho, repasse essas dicas de higiene para que também se tornem ações em outros locais. Eu tenho mania de lavar as mãos. Lavo por qualquer coisa que eu ache necessário, não apenas quando chego da rua. Até na pia da minha cozinha tem sabonete para que as mãos possam ficar limpar e não ter risco de contaminar alimentos.  O Ivan já vem sendo educado a lavar a mão constantemente também - ainda mais porque ele engatinhando vive com a mão no chão.

Veja abaixo 5 passos para deixar as mãos dos seus filhos e as suas limpinhas:

1- Molhe as mãos com água
2- Ensaboe com sabonete
3- Esfregue as mãos por 15 segundos (inclusive entre os dedos e o dorso da mão)
4- Enxague com água corrente
5- Seque as mãos com uma toalha limpa

Tem uma musiquinha que canto para o Ivan quando vamos lavar a mão, que eu ouvia quando criança. Quem é das antigas conhece a canção do Rá-Tim-Bum! Aprenda e ensine as crianças de maneira divertida!





Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.