julho 22, 2015

Seis dicas para quem vai participar da Maratona do Rio



No próximo domingo, acontece a Maratona da Cidade do Rio de Janeiro, assim como a Meia Maratona (21,097 km) e a Family Run (6 km).Desde o início das corridas de rua (lá em 2004), um sonho esperava o momento certo de acontecer, e ele chegou neste ano de 2015 em uma data pra lá de especial, meu aniversário. Correr os 42,195 km de uma Maratona não é algo simples e fácil, precisa de treino, dedicação e, principalmente, respeito.

No período de preparação, montei uma planilha de treino em três fases para um período de cinco meses: uma inicial (fase base), sendo a mais importante e mais longa, pois causa adaptações do corpo do atleta no que diz respeito a bases aeróbicas e subsequente melhoria de desempenho; seguida da Fase Preparatória, avançando com o treino realizado na primeira etapa, modificando volumes e intensidades dos treinos, chegando a 90% do seu máximo sendo a mais difícil de todas; A última é a Fase Competitiva que coincide com a aproximação do evento, baixando o volume geral de treinos permitindo uma melhor recuperação das sessões para alcançar um treino de qualidade.

Neste tempo a planilha de treino foi pensada para que me deixasse em condições de terminar a prova com tranquilidade, porém algumas lesões vieram logo de início. Uma ressonância diagnosticou uma tendinite no músculo Grácil da perna direita que me causava fortes dores e impossibilitava-me de correr e treinar. Foram três meses de fisioterapia e cuidados, cortando preciosos treinos para a tão sonhada prova.

Após retorno, o treinamento seguiu modificado para o tempo restante até a prova, e outra tendinite (sempre ela) assombrou a preparação da corrida, porém desta vez no pé esquerdo. Desta vez a recuperação foi bem rápida e não me causou danos no treino. Há duas semanas da corrida, adivinha? O pé direito deu sinais de cansaço e existia duas suspeitas, Neuroma de Morton (lesão no nervo do pé entre o terceiro e quarto dedo) ou uma possível fratura por estresse. Até o momento, exames de imagem não apresentaram nenhum dos dois, e a corrida se aproxima.

No entanto, para quem está em plenas condições físicas, deixo algumas dicas para se preparar para a data. É um longo caminho, por isso exige atenção.



DICAS PARA QUEM VAI PARTICIPAR

A Maratona do Rio é uma prova que exige treinamento e se você seguiu todo planejamento de preparação, não tem como dar errado. Porém algumas dicas sempre são bem vindas, tanto para quem vai participar desta edição ou das próximas.

1. Conhecer o percurso:
Não corra no escuro aguardando a próxima curva. Conheça onde você vai passar, como subidas, descidas, trechos planos ou alguma outra coisa que possa surpreender um corredor.

2. Hidrate-se:
Sim, hidratação é importante para quem vai participar de provas de corrida, principalmente as longas. A desidratação pode vir a comprometer sua performance. Além da hidratação na semana que antecede a prova, também é preciso durante o evento. Alguns pequenos goles em cada posto de hidratação são fundamentais para manutenção do organismo. Portanto, beba água!

3. Cuide da Alimentação:
Estoque de comida não significa comer em demasia. A grande dica neste caso é: coma o que você está acostumado a comer. Não experimente coisas novas ou o que não tem costume de comer nos dias que antecedem a prova e principalmente no dia da corrida, isso poderá lhe custar caro. O legal é caprichar nos alimentos que beneficiam o aproveitamento da corrida, como os carboidratos. Eu recomendo as massas, pra mim uma boa macarronada sempre teve bons resultados (lembrando que cada um tem sua individualidade). Outra dica importante é evitar alimentos integrais pré-prova e alimentos gordurosos. Para o dia da prova, é importante não inventar, se você usa algum gel de suplemento, leve o que você está acostumado. Lembre-se: nada novo!

4. Organize-se:
Isso é extremamente importante. Utilize o dia anterior para separar tudo que você precisa para a corrida, não deixe para o dia da prova, a pressa junto com um pouco de sono e ansiedade podem fazer com que você esqueça algo. Prenda o número na camisa, separe short, meia, top, tênis, barras de cereal, gel, relógio, boné/viseira, óculos, protetor solar etc. Enfim, o que você costuma usar em corridas, separe!

5. Siga seu ritmo:
No dia da corrida e, principalmente, na largada a adrenalina está em alta. Você se sente a pessoa mais poderosa e acha que vai desbancar todos os quenianos. Cuidado! Quando cruzar a linha e iniciar a corrida, será normal ver milhares de pessoas passarem por você, não se apavore. Continue com seu ritmo, ele vai determinar o quão longe você chegará. Correr mais do que você consegue fará com que seu corpo sofra ao longo do caminho e você pode falhar.

6. Descanse:
No dia que antecede a prova, descanse! Nada de bater pernas no shopping, caminhar pela praia, conhecer pontos turísticos (caso seja de fora do RJ) ou coisas que deixem suas pernas cansadas. Descansar é fundamental para uma boa prova, afinal, as pernas já serão exigidas no dia seguinte. A noite também é importante, tenha um bom sono (mesmo que ansiedade lhe impeça), dormir bem fará com que seu corpo agradeça a cada quilômetro percorrido.



A história da Maratona no Brasil teve início no final dos anos 70. Criada  pela empresa Printer, principal promotora e organizadora de corridas de rua, fundada pela carioca Eleonora Mendonça (primeira brasileira a correr uma maratona olímpica), a prova era chamada de Maratona Internacional do Rio de Janeiro, que contou com pouco mais de 120 corredores concluintes.

O sucesso desta prova chamou a atenção do jornalista José Inácio Werneck (editor de esportes do Jornal do Brasil) que, juntamente com a direção da empresa, viera a organizar uma maratona nos anos seguintes em paralelo à organizada pela Printer, porém com melhor organização e participantes. Em 1982 o JB lançou a revista Viva - A Revista da Corrida, divisor de águas que trouxe maratonistas estrangeiros de nível internacional e um crescimento do número e da qualidade de maratonistas brasileiros. As maratonas vinculadas ao JB tiveram diversos nomes, como Maratona Atlântica Boavista (1980/1981), Maratona Bradesco (1982/1983), só aí vindo a Maratona do Rio.

Em 1985 a Viva Promoções Desportivas deu seguimento a crescente Maratona do Rio, constituindo-se no maior evento esportivo do Brasil contanto, além de quase todos os estados brasileiros, com diversos atletas de outros países do mundo. Em 86, a prova teve início no município de Niterói tem do a ponte como acesso as principais vias do Rio, contando com cerca de 8.500 corredores.

O formato atual da Maratona da Cidade do Rio de Janeiro foi definido em 2003, assim como o percurso, com largada no Recreio dos Bandeirantes e chegada ao Aterro do Flamengo, passando pela Barra da Tijuca, Elevado do Joá, São Conrado, Avenida Niemeyer, Leblon, Ipanema, Copacabana e Botafogo.

Para quem for participar, um até logo! Nos encontramos lá! Para acompanhar minha preparação é só seguir no Instagram: @rodrigomfonseca! 












Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Pinterest
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.