maio 12, 2015

Tipos de sal para culinária



Outro dia passeando pelo supermercado encontrei na seção de temperos algumas variedades de sal. Uns eu já ouvia falar em programas culinários e vídeos de Youtube, mas uns eu nunca havia visto! Na verdade, sempre achei que eles tinham a mesma propriedade e era tudo frescura da gourmetização que invetaram. Para o meu engano, eles possuem diferenciação de textura, sabor e modo de uso. Como sou bem legal, vim dividir com vocês o que descobri por meio do supermercado Pão de Açúcar, que são as maneiras de utilizar esses sais.


Sal gourmet

Esse tempero quase tão antigo quanto a civilização ganhou um novo status com as diferentes variedades disponíveis no mercado. Foi-se o tempo em que os consumidores tinham de se contentar apenas com sal refinado na hora de cozinhar. Hoje existe uma grande variedade, com suas especificidades, que ajudam a realçar o sabor dos pratos, acrescentam textura e servem, inclusive, para decorar. Conheça as variedades que podem ser encontradas aqui no Pão de Açúcar e para que pratos são mais adequadas.


Flor de sal

É extraída dos cristais que se aglomeram na superfície das salinas. Ao microscópio, o cristal parece uma flor. Confere crocância ao prato e deve ser adicionada depois de ele pronto. A maior parte vem de fora do país, mas já existe produção nacional no Rio Grande de Norte. Como usar: em saladas e doces, principalmente feitos com chocolate.


Rosa do Himalaia

Vem mesmo da longínqua região do Himalaia. Tem um teor mais baixo de sódio, o que o torna mais saudável, e 84 minerais, que conferem o tom rosa. É sem dúvida o mais bonito e decorativo. Como usar: em pães, carnes, aves, peixes, saladas e legumes. Também pode ser utilizado para decorar os pratos na hora de finalizar.


Sais do Havaí

São de duas cores. O negro contém carvão em sua composição. Já o vermelho tem e essa cor devido à argila vulcânica. Os dois têm sabor forte, que lembra avelã tostado e amendoim.

Como usar: em assados


Negro

Sal não refinado que vem da Índia. Por conta do enxofre que aparece em sua composição, tem um gosto sulfuroso.

Como usar: em carnes, aves, peixes e na finalização dos pratos


Marinho

A sua composição química é a mesma do sal refinado, tem bastante sódio e deve ser usado com moderação. A principal diferença está no formato dos grãos, mais rústicos e irregulares. E é mais nutritivo, uma vez que tem cálcio e magnésio.

Como usar: em carnes, aves, peixes, verduras e legumes


Defumado

Existem vários tipos. O francês, um dos mais conhecidos, é produzido com cristais de flor de sal e defumado com a fumaça resultante da queima de pedaços de barris de carvalho usados no envelhecimento de vinho. Já o dinamarquês é defumado com a fumaça de galhos de carvalho e cerejeira. Existem versões mais baratas, que ganham o sabor graças a aromatizantes. 

Como usar: carnes, peixes, saladas e também para temperar coquetéis como o Bloody Mary.


Aromatizados

Levam o dedinho do homem, já que são preparados artificialmente a partir da flor de sal. São misturados com ervas aromáticas, como alecrim, manjericão e também com aipo, funghi e limão. Como usar: depende muito da mistura. O de limão vai bem com peixes. Já o de funghi combina com purês.

O sal light não é gourmet, mas uma boa opção para quem tem de consumir esse condimento com parcimônia. Tem menos sódio em sua composição – 50%, contra 99 da versão comum.


Encontrei essas variedades no supermercado Extra (que aqui no Rio tem em vários lugares) e também nas unidades do Pão do Açúcar. Para quem não sabe eles fazem parte do mesmo grupo controlador, chamado GPA. Então acredito ser possível encontrar eles em outros mercados que fazem parte do grupo.

No release que recebi tem os preços de cada um à venda, veja só:




Isso deve sanar muitas dúvidas de quanto custa ou média para o restante do Brasil. Quem não tem uma das lojas por perto pode tentar encontrar em delicatessen ou supermercados com área gourmet e produtos importados e/ou especiais. 

Não é um produto para ser utilizado de forma trivial, mas em um almoço ou jantar especial ele faz toda a diferença!


Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Pinterest

Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Um comentário:

  1. Oi Pri!
    Eu tenho usado muito o sal grosso, o sal rosa do Himalaia e a Flor de sal. Aliás, um caramelo com flor de sal é uma coisa de outro mundo!!! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.