novembro 05, 2014

Top 5 personagens do folclore brasileiro

Durante o Halloween ainda ouvi muito mimimi a respeito de estarmos festejando algo que não é da nossa cultura. O Brasil, no entanto, é uma mistura de culturas e mais uma ou menos uma não se sobreporá a nenhuma outra. Mas para os que sentiram falta da cultura nacional aqui vai um top 5 dos personagens do nosso folclore:

1 - Curupira ou Caipora



Ele é um menino de cabelos vermelhos e com os pés virados para trás, para despistar quem quiser segui-lo. Ele também pode ser um indiozinho montado em um porco selvagem.Há quem diga que ele tem o corpo coberto de pelos. O mocinho cuida das animais da florestas, protegendo contra a devastação das florestas e a caça de animais. Além disso, tem o poder de ressuscitar qualquer animal morto sem sua permissão


2 - Saci Pererê


Pesquisas dizem que sua origem vem do sul do país, onde ele surge como um ser traquinas. A mitologia africana o transformou em um menino que perdeu uma perna lutando capoeira, imagem que prevalece nos dias de hoje. Herdou também, da cultura africana, o pito, uma espécie de cachimbo e, da mitologia europeia, herdou o píleo, um gorrinho vermelho. Essa carapuça sobre a cabeça que lhe concede poderes mágicos.


3- Boto cor de rosa



Diz a lenda que ao anoitecer o Boto se transforma em um belo rapaz e sai a procura de festas e uma namorada. Antes do amanhecer ele tem que voltar para o rio (Cinderela na versão "só que não"), senão ele se transforma em boto novamente. A namorada geralmente não torna a vê-lo e, pouco tempo depois, a moça descobre que ficou grávida. Na região Amazônica sempre que uma moça solteira engravida suspeita-se logo que se trata de um filho do boto. 

4- Mula sem cabeça


Dizem que ela é uma mulher que namorou um padre e foi amaldiçoada. Daí em diante, toda madrugada de quinta para sexta-feira ela se transforma em Mula-sem-cabeça e percorre sete povoados. Quem cruzar o seu caminho é atacado por ela, que come olhos, unhas e dedos. Há quem diga que, apesar do nome, ela tem cabeça sim, mas como lança fogo pelo nariz e pela boca, sua cabeça fica toda coberta por fumaça.

5- Vitória-Régia


A história remete a uma linda jovem índia que em uma noite se encantou com o brilho da lua que refletia no lago. De tão fascinada que ficou com aquela luz, a moça se atirou nas águas e desapareceu para sempre. A lua, então, se comoveu com a admiração da índia e a transformou numa linda flor, a Vitória Régia, que flutua nas superfícies das águas de alguns rios da Amazônia. Essa é uma flor noturna, abre ao entardecer e se fecha com o raiar do sol. 


Qual outro personagem vocês gostam?



Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.