novembro 27, 2014

Como decorar ambientes pequenos sem gastar muito

Os constantes lançamentos de apartamentos e condomínios despertam a atenção das pessoas não apenas pela oportunidade de um novo lugar de moradia próprio, mas também pelo espaço. Não é de hoje que vemos novos prédios estarem cada vez menores, com salas feitas para comportar apenas uma disposição de móveis - e normalmente igual aquela do mostruário da loja. Os apartamentos estão sim menores, mas não apenas pela ganância das construtoras (quanto menor, mais cabe apartamento e mais dinheiro). 


As famílias estão diminuindo e por isso os apartamentos de dois quartos, ou mesmo três, tem uma metragem reduzida. E o que fazer para comportar móveis e objetos nesse ambiente pequeno? Vou mostrar como é possível fazer sua casa parecer maior e deixar o metro quadrado de lado. 



- Móveis claros dão a sensação de amplitude, apostar em cadeiras e mesas da cor branca é uma solução, só não recomendo fazer o mesmo com o sofá. Sabemos que pode escurecer com o passar do tempo e o suor do corpo impregnar o tecido com manchas. Uma manta clara no sofá da cor que desejar transforma o ambiente! 

- Cuidado com as paredes! Tudo branco dá uma sensação de monotonia. Pontue alguma com uma cor!



- Aposte em objetos com cores. Pontos coloridos quebram a normalidade. Tenha algum vaso colorido ou qualquer outro objeto em estantes ou mesas. As almofadas também dão outra cara ao cômodo.



- Espelhos são muito bem vindos! Há quem opte por uma parede de espelhos próximo à entrada ou mesa de jantar (é uma ótima solução) e há quem os leve para cima do sofá ou aparador. Seja qual for o tamanho, ele dá a sensação de um ambiente maior, auxilia na expansão de luz, além de ser um poderoso recurso decorativo - aproveite as molduras para dar mais estilo a sua casa.



- A luz faz sua casa parecer maior. Cuidado com as cortinas, pois elas podem criar uma barreira fazendo com que seu cômodo parece menor do que é. O ideal é que sejam leves, fluídas e de cor clara. Além disso, você pode incluir luz artificial, com abajures e luminárias em cantos, no teto e em spots. As velas também dão um ar sofisticado, junte algumas em um prato em cima de uma mesa, você vai ver como fica charmoso e aconchegante.



- Apartamentos pequenos não tem espaço para móveis tradicionais como mesa de centro, bar, sofá de dois e três lugares, entre outros. Por isso opte por móveis híbridos, que possuem mais de uma função. Um sofá em L ou retrátil é ideal para casas pequenas, além de aparador que também é armário ou estante que já vem com armário e bar. 



- Não polua suas paredes com muitos quadros e enfeites, eles darão a impressão de aperto, além de conter muitos detalhes visuais em pouco espaço.



O importante em casas com espaço reduzido é saber usar os móveis de forma inteligente, ou seja, que funcionem de acordo com a rotina da casa. Há mesas de centro que funcionam como baú e são ótimas para quem tem muitos livros ou dvds. 


Espero ter ajudado! As dicas foram reunidas em contribuições dadas pela minha mãe, decoradora, para a minha pessoa quando fui morar com o Rodrigo. Eu tinha anotado isso em um e-mail e encontrei agora!

Qualquer dúvida, me escrevam!
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.