setembro 21, 2014

Um fim de semana em Ilha Grande



Em agosto meu marido foi participar de uma corrida de aventura em Ilha Grande, localizado na Costa Verde daqui do Rio de Janeiro. O lugar é encantador e eu fui algumas vezes para lá, ora acampando ora em pousada de férias ou em um fim de semana mesmo. Dessa vez fomo sem pensar em passeios e praia, afinal ele iria correr 21 km em trilha e depois ele deveria querer descanso. Deveria.

Saí do trabalho mais cedo para poder pegar a estrada sem trânsito, mas acabamos que pegamos um engarrafamento chatinho. Chegamos às 21h em Mangaratiba e deixamos o carro na casa de uma senhorinha que aluga a garagem para estacionamento de viajantes.Fomos comprar as passagens para a barca de Ilha Grande e a fila já estava imensa! Conseguimos pagar o valor de R$4,50 ainda, porque desde o dia 04/09 a passagem de ida e volta foi para R$14! A barca sai às 22h, mas nesse dia saiu atrasada em quase meia hora. Chegamos à ilha meia noite e mortos de sono. Fomos para uma pousada e capotamos na cama de sono! 


No dia seguinte acordamos cedinho para o meu marido pegar o kit de corrida e ir para a maratona dele. Tomamos um café da manhã maravilhoso e fui acompanhá-lo na largada! Depois que ele foi correr, aproveitei a manhã de sol para passear sozinha pela Vila do Abraão. Eu já a conhecia, mas aproveitei para fazer tudo mais devagar e registrando os momentos. Como a corrida começou pela praia do canto, em direção à Cachoeira da Feiticeira, eu fui para o lado oposto.

Antes de chegar à praia de Abraãozinho eu voltei e fui para a pousada trocar de roupa e pegar dinheiro para fazer compras nas lojinhas! Comprei umas bijous muito bonitinhas e umas baboseiras para comer. Pelo cálculo, meu marido já deveria estar chegando e voltei para o ponto onde ocorreria a chegada. Como a corrida começou quase às 11h, ele chegou com o sol à pino na cabeça e eu também já começava a sentir o efeito dele. Fomos para a pousada para ele tomar um banho e fomos almoçar (isso já devia ser umas 14h).

Bem na rua da igreja da Vila de Abraão, na esquina com a rua da praia tem um restaurante simples, decidimos comer por lá - tinha uma música boa rolando ali. Não sei se pela fome que eu estava, mas estava tudo MUITO delicioso, pela simplicidade que é - arroz, feijão, batata frita, salada e peito de frango grelhado - e bem baratinho. Dali fomos passear em outras lojinhas, fechamos um passeio de volta inteira na ilha de lancha e voltamos para a pousada. 

À noite fomos jantar em uma creperia que também fica na rua da praia. Já virou lei toda vez que vamos à ilha comer crepe. Só que o local que íamos antigamente fechou e acabamos indo a essa, cujos donos são argentinos. A comida é gostosinha, mas o atendimento era extremamente confuso e só aceitavam dinheiro. À noite tinha esfriado consideravelmente e acabamos voltando para a pousada depois.

No dia seguinte havíamos acordado cedo para fazer o passeio de lancha e corremos para arrumar as mochilas e tomar aquele café da manhã! Ao chegar na lojinha que iria nos levar ao passeio descobrimos que a lancha não estaria de volta para pegar a barca das 17h30. O que o rapaz do dia anterior tinha dito - que chegaríamos às 16h30, foi desmentido pelo piloto da lancha. Ou seja: tivemos que pegar o dinheiro de volta e arrumar outra coisa para fazer. Como nossas bolsas tinham ficado na pousada, decidimos na hora o que fazer. 

Eu não iria pegar outro passeio mais curto, porque eu já conhecia eles (Lopes Mendes e meia volta na lancha). O único passeio que eu não tinha feito era a volta inteira e isso não dava. Eu tinha duas opções curtas: Cachoeira da Feiticeira ou Dois Rios. Meu marido já tinha passado por Dois Rios enquanto corria a maratona e eu achei meio injusto com ele ter que gastar as canelas novamente repetindo o trajeto, mas ele estava mega disposto e votou em Dois Rios, sem titubear. 

Eu sabia que a trilha era longa e havia adiado esse passeio por todas as vezes que fui à Ilha Grande, mas aceitei. Nos primeiros minutos de subida já estava me arrependendo de tão cansada que estava e do calor que fervia meus miolos. São duas horas e meia de ida e o mesmo para voltar (esse tempo no meu passo). Quem quiser saber como foi essa trilha pode assistir o vídeo abaixo.


Dois Rios é um lugar bem bonito e uma praia ótima para ficar no mar sem hora para sair. Os dois rios que ficam em cada ponta da areia também são bem tranquilos. É ótimo mesclar a água salgada com a doce. Antes e ir embora dei um mergulho no rio só para limpar o sal e voltar sem ficar "colando" e com sal na cabeça. 

Na região ainda há um presídio que virou museu (entrada gratuita). A volta foi cansativa, mas valeu cada suor. Chegamos e deu tempo de tomarmos uma chuveirada na pousada (que benção deixarem isso, mesmo após o checkout) e comermos um sandubinha em uma lanchonete ao lado da igreja. 

Pra variar, a barca saiu atrasada e LOTADA! Fui em pé o trajeto todo. Chegamos à Mangaratiba umas 19h30 e corremos para pegar o carro e voltar para casa. A parte chata foi que pegamos um trânsito gigante na Rio-Santos e acabamos chegando em casa quase 22h.

Para quem mora no Rio essa escapadinha no fim de semana é mais do que recomendada! 
Quem quiser informações do estacionamento e pousada vou colocar ao final do post.





Serviço:
Pousada Pedacinho do Céu - www.pousadapedacinhodeceu.com.br
Estacionamento Mangaratiba - D. Neuma ou Sr. Cícero (021) 2789-1064





Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Um comentário:

  1. Sou do RJ e não sei porque ainda não fui à Ilha Grande... todos dizem que é linda!!!! bjs

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.