setembro 18, 2014

Jovens brasileiros não se preocupam com aposentadoria

Uma das coisas que mais me preocupam é se eu vou ter que me matar de trabalhar até o fim da vida. Isso é uma questão recorrente, porque eu não faço parte da parcela rica do país e preciso correr atrás do pãozinho nosso de cada dia. O que é descontado da minha folha de pagamento será capaz de me dar uma boa aposentadoria, em paz e tranquila? Quando trabalhei com empresas de previdência privada vi que era fundamental ter um segundo plano, mas não pus em prática. E eu não estou sozinha nessa, muitos jovens da minha geração e da que veio depois acreditam que "tudo dará certo" e não possuem um planejamento.



Pensando nesse tema, o Nube realizou uma pesquisa entre os dias 18 e 29 de agosto deste ano, com a questão: “Com quantos anos você pretende se aposentar?”. Dentre os 11.165 participantes, 46,53% votou na opção “Ainda é cedo para pensar sobre isso”. Ou seja, 5.195 pessoas não se preocupam com o futuro financeiro. No levantamento do Nube, a opção “Entre meus 50 e 59 anos”, teve 22,92% dos cliques (2.559). Em terceiro lugar, ficaram 1.779 pessoas, com a opção “Mais de 60 anos”, totalizando 15,93%. Por último, ficou quem não larga mão de produzir: “Não pretendo parar de trabalhar” ganhou 14.62% das atenções e recebeu 1.632 votos. Os dados são consonantes com um estudo realizado pelo HSBC, em 2013, quando 64%, dentre os 15 mil respondentes, revelaram nunca pouparem para a aposentadoria.

Deixar para depois pode ser tarde, uma vez que quando você está mais cansado é quando você menos quer ter que começar a juntar dinheiro ou tomar decisões. Eu ainda não sei como fazer, porque ou eu junto dinheiro para outras coisas tão importantes hoje ou eu destino essa verba para a aposentadoria. Sei que é importante ter esse planejamento, mas creio que só é possível para quem já tem estabilidade em alguns outros setores da vida, coisa que eu ainda não tenho.

E vocês, se preocupam com a aposentadoria? O que fazem?

Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Um comentário:

  1. Já vi várias reportagens colocando que nós deveriamos nos preocupar com isso e além de tudo com o nosso FGTS, mesmo que não trabalhemos :]
    Beijos ♡
    Blog: http://carolbrasileiro.com.br/
    Fan Page: facebook/blogcarolbrasileiro

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.