junho 05, 2014

Músicas Oficiais das Copas do Mundo

Toda Copa do Mundo tem sua música tema! Antigamente as músicas não eram de uso geral da Fifa, cada país criava a sua. De 1958 ao início dos anos 80 era uma tradição do Brasil criar uma canção que registrasse o mundial. Quem não se lembra dos trechos de "A taça do mundo é nossa" e "Voa, canarinho, voa"? Bom, essa fase passou e a era comercial veio com tudo para os jogos de futebol.

Em 1982, na primeira Copa da década, a música ainda não tinha tanta animação, parecia mais um hino. Cantada por Plácido Domingo ela foi o tema dos jogos que tiveram sede na Espanha. Mas se pensarmos na realidade da época, deve ter feito muito sucesso. Me lembrou as músicas do Chaves. O vencedor desta Copa foi a  Itália.



Já a música da Copa de 1986 conseguiu ser mais parada que a copa anterior. A canção "Special kind of hero" não traz emoção, não dá vontade de ver os jogos, é triste! O mundial do México deveria ter colocados as maracas pra tocar! O vencedor desta Copa foi a Argentina.


A Copa de 1990 eu já me entendia por gente e posso puxar da memória o que lembro: ruas com bandeirinhas, desenhos no asfalto, família reunida para ver os jogos na única tv da casa. A anfitriã Itália escolheu a dupla Edoardo Benato e Gianna Nannini para cantar o tema. A música tinha mais emoção do que animação. A seleção campeã desta Copa foi a Alemanha.


A Copa de 1994 foi sediada nos Estados Unidos e trouxe a americanização dos grandes eventos. A partir de então os mundiais não seriam mais os mesmos nas músicas tema. Apesar da canção escolhida ser no maior "boring life style" (estilo de vida chato), foi o campeonato das grandes apresentações, aberturas de jogos, shows e pirotecnia. O campeão dessa Copa, vocês devem saber: foi o Brasil com o tetracampeonato.


Os grandes contratos com artistas famosos se concretizaram na Copa de 1998, sediada na França. A música tema foi o hit "LA Copa de la vide (Cup of Life)", cantada por Ricky Martin. A música é sucesso até hoje e usa de batidas animadas e emocionantes. A anfitriã foi a campeã deste mundial.



Na Copa de 2002, a escolha da música também pegou uma voz conhecida. Anastacia era uma cantora em alta na época e a canção "Boom" foi o tema. Sediada na Coreia do Sul e Japão, o mundial veio sem muita expectativas para o Brasil (que havia perdido o campeonato anterior na final), mas a seleção canarinho foi a grande vencedora, conquistando o pentacampeonato.




A Alemanha foi a sede da Copa de 2006 e escolheu como música tema uma canção mais suave de Il Divo e Toni Braxton. "The time of our lives" teve vozes conhecidas, mas não percebi apelo comercial para outros países. Muito estilo música de filme da Disney. A anfitriã foi a campeã desse mundial.


A Copa de 2010 veio com um maior apelo comercial. O mundial foi sediado na Africa do Sul e teve como música tema "Waka Waka" cantada por Shakira. De melodia intensa e animada, a música fez sucesso e foi a que melhor retratou um país sede. O país camprão deste mundial foi a Espanha.


Para a Copa do Mundo de 2014, aqui no Brasil, foram escolhidos três artistas: Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte. A música lembra o que toca em boate, com um quê de Bahia. É animada e dançante, tem a pegada sensual e tenta refletir o estilo brasileiro. Não vejo a música tendo sucesso no futuro como a do RIcky Martin e Shakira. 



Não podemos falar de músicas da Copa do Mundo sem citar as canções que a Coca-Cola lançou para os eventos. Por ser patrocinadora oficial, ela investiu em clipes com artistas conhecidos dos países sede. Quando falo em apelo comercial é isso. Unir os patrocinadores de um evento e se aproveitar para ampliar o alcance da ação. A Sony também é patrocinadora do mundial e cede músicos para as canções.

Em 2010, para a Copa da Africa, a Coca-Cola escolheu o cantor K'naan para sua música oficial. Cada língua ganhava a sua versão e o artista fez parceria com David Bisbal(Espanha) e Samuel Rosa (Brasil). A versão que mais gostei - até mais do que a original - foi com o cantor Espanhol. Foi o tipo de música que baixei para ouvir no Ipod normalmente. 


Para 2014 a marca convidou Gaby Amarantos e Monobloco para a música oficial. Para atingir outros públicos uniu-se David Correy (países de língua inglesa) e Carlos Vives (países língua espanhola). A música é melhor que a música oficial da Fifa. A letra e a batida reflete melhor o Brasil com batidas de samba, funk e axé, com um toque do tecnobrega que Gaby traz. 


A Coca-Cola faz versões exclusivas das músicas da Copa para cada país ou idioma. Nesse link você pode conferir a versão para America Latina e Espanha. Aliás, quem quiser ver todas as versões da música para os países é só ir no canal da marca no Youtube. Dou destaque para o clipe com montagem de ações da Coca-Cola pelo mundo com Gaby Amarantos.


BEIJOS


Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

4 comentários:

  1. Sou apaixonada pela música oficial da Coca. É dançante, é animada, ritmo bom...adoro!! Já o tema oficial achei chato demais!! Só vi o clipe pq queria ver a participação da Milk. Gostei tb da música que tá rolando com a Shakira, La la la. Tb muuuito melhor que a música oficial.

    ResponderExcluir
  2. musica da copa tem td a ver pra ajudar a entrar ainda mais no clima de festa né! lembro super dessa do rick martin

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
  3. Amo esse clima de copa
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Cara...tô lembrando daquele gif que aparece lá na Shame ao ouvir essa música oficial da Copa. Ficou ó.... uma b...!
    Já viu?
    BEijo,

    Luciana

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.