abril 29, 2014

Sobre métricas e outras questões bloguísticas


Quando recebi um e-mail me convidando a conhecer um site e ganhar seguidores de forma fácil vi que todo trabalho que tenho aqui no blog poderia ser em vão. Esta pessoa que enviou o e-mail me fez ver que pagando se consegue muitos seguidores e com isso eu impressionaria outras pessoas. 

Na mesma hora percebi que eu não impressionaria pessoas, impressionaria empresas, já que são elas que costumam julgar um blog por bom ou ruim através desses números. Mas se esses números são comprados, de que adianta?

Isso é válido para políticas de parcerias com empresas? Os seguidores fantasmas jamais saberão que a marca existe, porque eles mesmos não existem. São robôs. Então por que continuar a exigir do blog uma quantidade alta de seguidores na hora de uma parceria/anúncio? 

Percebi que o meu trabalho de pensar em um assunto, criar um bom conteúdo, com português decente era inútil, porque alguém que chegou agora na internet, escrevendo mal e não apurando as informações ia pagar um determinado valor e teria muito mais seguidores que eu - que ainda faço da forma antiga. Perante uma empresa o blog dela tem mais importância que o meu. Recalque? Não. É injusto. 

É o mesmo que você e um colega de trabalho terem que entregar um relatório. Você passa madrugadas preparando o documento e o colega paga para uma outra consultoria fazer. Ele entrega antes e ainda recebe os méritos do chefe. Isso é recalque?

Fiz um vídeo-desabafo (tava na hora, né?) sobre essas questões e abordo também outros comentários a respeito de redes sociais e blogs. Quero a opinião de vocês, ok?


BEIJOS!
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

13 comentários:

  1. Sabe que eu me peguei pensando nisso há mais ou menos um ano…

    Costumo ir nas feiras de beleza, como Hair Brasil e Beauty Fair… e no ao passado, em alguma dessas feiras fui abordada por uma pessoa de uma empresa que, ao ver que eu era blogueira, nem me perguntou meu nome e nem sobre o que meu blog falava… o diálogo foi mais ou menos o seguinte: "blogueira, quantos acessos você tem por mês??" OIIIIII??? O meu blog pode falar do que for, mas se tiver acessos, vai valer pra sua empresa? Vc nem quer saber o que ele é, reputação e etc??? Dá licença.

    ResponderExcluir
  2. Pri, isso acontece muito! O nome dessas visitas é Surfing!
    Conheço várias meninas com fan page super grande e no final ninguém comenta na página dela, ninguém curte nada é uma página fantasma rs... morro de rir de pessoas famosas assim!
    Não adianta de nada Pri, o blog não vai pra frente nunca!
    Adorei o vídeo, parabéns! Beijos!

    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir
  3. Disse tudo menina! Seguindo aqui! bjusss

    www.coisasdejessika.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Priscilla.
    Concordo plenamente com tudo que você falou no vídeo.
    É lamentável ver pessoas usando esses métodos para conseguir parcerias e ganhar coisas das empresas. E pior ainda é ver as essas empresas se interessando por blogs assim sem conteúdo algum. Já cansei de ver blogs que não tem NENHUM comentário nas postagens, mas sempre recebe algo de jabá. Será que as empresas não olham isso? Fico chocada.
    Eu tenho blog tem tempo, mas comecei um novo este ano para falar de variedades, coisas minhas, sem interesse algum de parceria, mas já teve empresa me procurando com um serviço nada a ver. E nem tenho seguidores assim, são empresas que acham que podem comprar qualquer um com uma lembrancinha.
    Bom, vamos fazer nossa parte e continuar com uma blogosfera saudável que é melhor.

    Beijos!
    Vivi
    PseudoDivas

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo vídeo Pri!! Adorei!!
    Você disse tudo que nós pensamos, mas nunca paramos pra falar. As empresas acham que estão ganhando, mas estão sendo é enganadas isso sim!! Vale muito mais a qualidade do que quantidades, já estão na hora de parar pra pensar!!

    Adorei o vídeo!!
    Super beijo Pri!
    www.blogliwi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. guria falou tudo
    vejo por ai blogs com conteúdo zero mas muito seguidores de desconfiar né!!!
    bezossssss
    http://guriabunitabykhen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. concordo com vc, mas fazer o quê?

    http://anitamakingof.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Priscilla, falou tudo!
    Muitas empresas olham números e muitos blogs tem números falsos mesmo! Acho que as empresas deveriam fazer um balanço geral dos blogs/paginas, por exemplo, olhar conteúdo, fotos,seguidores, comentários, likes por post, etc. É um conjunto de fatores, que a meu ver, fazem um blog bom!
    Adorei seu desabafo e compartilho da mesma ideia.
    Beijão

    www.oolhaisso.com

    ResponderExcluir
  9. Genteeee...tô passada com essa empresa que vc falou!!! Isso tensoooo!!! Também vejo muitos erros em blogs que tem muitos seguidores...mas o que acontece é a famosa troca de likes! Isso é muito ridículo genteeee!!!! Arrasouuuu Priii!!!!

    Beijinhooosss

    ResponderExcluir
  10. Excelente vídeo! Parabéns pela iniciativa.
    Realmente há muitos números falso e eu concordo com você que a qualidade é muito mais importante que a quantidade.
    Beijocas
    Alê do blog www.terapiamakeup.com.br

    ResponderExcluir
  11. Isso dá pano pra manga, viu Pri? Outro dia recebi o e-mail de uma assessoria me pedindo os dados do blog, mas só queriam os nº de seguidores do blog, do instagram, do facebook, etc. Eu já tive outro blog antes do MSP, que tinha mais de 5.000 seguidores. Hoje o MSP não tem 3.000 ainda, mas eu tenho 10- DEZ VEZES mais acessos, mais visitantes únicos, mais tudo, do que o antigo. Ou seja... qual o objetivo da marca? Se eles estivessem comparando o meu antigo blog com o atual, iriam querer o antigo, kkkkkkkkkk
    Eu não sei se danço conforme a música ou tiro logo de uma vez o gadget de seguidores do blog, sabe? Mas faço sorteios de vez em quando pra ter seguidores e ver se "agrado" esse pessoal de marketing, seus colegas, hehehe
    Beijos,

    Luciana

    ResponderExcluir
  12. Adorei seu vídeo Priscilla, parabéns! Eu tenho um blog também, comecei em dezembro..não tenho muitos seguidores na page do facebook, mas recebo alguns comentários em minhas postagens e já fico suuper feliz..pois a pessoa leu o conteúdo e gostou! Eu não tenho a opção de seguidores do blog...mas quando posto divulgo em alguns lugares e as pessoas acessam! E isso já me deixa muito feliz...pessoas que realmente gostaram do meu jeito de escrever, das minhas fotos, ou do meu estilo! E é isso que é legal!

    http://belaaoextremo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Prii, excelente o post e vídeo, infelizmente é uma verdade que eu gostaria que não fosse, pois todo o trabalho que temos pra criar posts, para gerar conteúdo é desvalorizado tanto por tais empresas que apostam apenas em números, quanto por essas pessoas que pagam para ''estar na frente''. Mas eu acredito que esse mundo de blog também tem prazo de validade, e só permacerao os que realmente forem bons e que batalham todos os dias para estarem ali. Só pra concluir, é a primeira vez que comento aqui e queria parabeniza-la pelo blog e desejar sucesso sempre. Beijo

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.