abril 11, 2014

O fantástico mundo vendido da blogosfera

Eu sempre soube da existência de posts pagos em blogs. Como estudante e profissional de Comunicação e Marketing eu sabia quando tinha merchan envolvido, mas as demais pessoas só sabiam quando tinha aviso de "post patrocinado" ou "publieditorial". Houve um tempo que o Conar passou o rodo nos blogs que não informavam a publicidade nos posts e então virou uma regra: se a pessoa recebeu algum dinheiro para publicar tem que sinalizar; se a pessoa recebeu gratuitamente da assessoria um produto tinha que informar; se fosse parceria tinha que informar. Não dá mais pra fazer o leitor de trouxa! É até covardia ludibriar as pessoas chamando de "dica" algo que você tá sendo paga pra elogiar.



Semana passada uma empresa me procurou para um "post patrocinado", mas não queria que eu sinalizasse isso na postagem. Informei que pelo menos por meio de tag eu deveria sinalizar, pois é ilegal e antiético. Adivinhem? A empresa deu pra trás. Perdi a chance de ganhar um dinheiro, mas durmo com a consciência tranquila de que não estou enganando nenhum leitor.

Se todos os blogueiros fossem assim evitariam esse tipo de proposta. Mas infelizmente tem quem se venda por dinheiro. Eu vejo em muitos (e quando eu digo muitos são MUITOS) blogs que eles estão sempre "super recomendando" um produto apenas porque ele foi dado pela assessoria ou porque recebeu um trocado para falar do assunto.

A inclusão de links recomendados que levam diretamente para lojas virtuais não é vista com bons olhos pelo Google, que tem excluído muitos desses posts das buscas. E ao incluir esse link tem que informar por meio de tag -  ou escrito mesmo - se há ou não influência de publicidade/assessoria/afiliados.

Me formei Jornalista, fiz um juramento de ética e, mesmo que o blog não seja meu trabalho, não consigo ir contra o que aprendi. Não é porque vem de assessoria que tenho que elogiar. Isso é jabá. Se fui convidada a um evento vou dizer que fui convidada! Se sou paga para criar um texto para uma empresa eu vou colocar meu ponto de vista e sinalizar, ainda assim, que é post pago. 


Aliás isso de ser pago para criar um texto me faz refletir bastante. Ok, sou jornalista e recebo para escrever. Mas no blog alguém me dizer como e o que escrever quando eu tenho que dar meu ponto de vista é um pouco demais, já que sai da espontaneidade que eu teria para dizer o quer que seja.

Eu tenho uma tabela de preços como jornalista, quando escrevo para portais, jornais e revistas. E tenho outra tabela para esses posts pagos que é incrivelmente mais barata, mas que é feita com a mesma qualidade que eu faria em um portal/jornal/revista. E ainda vem empresa reclamar do valor. Eu vejo tantos blogs com erros de português imperdoáveis para quem completou o ensino básico. Não é possível que alguém não saiba que não se usa "Ç" antes de "E" e "I". Sem falar do mas/mais e verbos que deveriam terminar em "E" e terminam com "I" curte/curti, vende/vendi e assim vai. Vejo tantas dessas com post patrocinado e a empresa não se incomoda de pagar para ver o nome associado a tantos erros.



Eu não me considero vendida a ninguém. Recebo produtos de assessoria e informo. Escrevo o que quero, quando quero e da minha forma. Quando não sinalizo como release é porque a informação veio das descobertas pelo comércio, conversando com amigas ou de páginas do Facebook, e ainda assim costumo dizer onde descobri.

Quanto mais blogs se sujeitarem a posts pagos sem sinalização e abaixarem a cabeça para o que as empresas querem, menos os blogs vão ser respeitados e confiáveis. E aí pessoas como eu passam a ser vistas sempre com dúvida. Se os grandes com blogueiras famosas se sujeitam, o que garante aos leitores que os menores não aceitam?

Esse post é por uma blogosfera mais ética e menos vendida. Para que depois ninguém tenha a resposta que tive quando a empresa deu pra trás no post pago: "Ok, quando tivermos um cliente compatível com sua política lhe procuraremos". Não é a minha política! É a Lei, é assim que o Conar decidiu!

Blogosfera ética, eu apoio!

BEIJOS!


Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

6 comentários:

  1. Parabéns pelo post Priscila. Tem muita gente querendo ser esperta nos blogs, ética acima de tudo. Sempre que faço resenhas, eu sinalizado se foi enviado pela assessoria e sempre baseado na minha opinião. Se eu não gosto do produto, nem faço post sobre ele.
    big beijos

    ResponderExcluir
  2. Sempre sinalizei tudo no meu blog! Seja por tags, rodapé ou durante o texto. Já recebi produtos dos quais não gostei e sinalizei o motivo. Infelizmente a maioria dos blogs se vendem sim. Eu já ganhei dinheiro com o blog no ano passado, sinalizando, mas essa praia não é minha. Prefiro continuar sem dinheiro e postando quando eu quiser. Digamos que presskits são melhores!!! Pelo menos a gente conhece para escrever e não somente escreve para nao conhecer!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post!!! Está faltando ética mesmo. Eu sou pobre, mas sou limpinha kkkk

    bjssss

    ResponderExcluir
  4. Priscilla, gostei muito do seu post.
    Acho que aos poucos esses blogs vendidos vão sendo desmascarados pelos leitores e perdendo credibilidade. Eu mesma ainda leio alguns blogs, mas considero o conteúdo como o de uma propaganda de revista ou tv - eles (para mim) não tem credibilidade. E isso vale também para o mundo do YouTube - certas "gurus" só fazem propaganda, cada vez menos disfarçada. A medida que o público amadurece, tenho a esperança que esses posts "sinceros" ficam mais óbvios e menos crédito os autores terão a longo prazo.

    É a velha máxima "você pode engar todo mundo por um tempo, você pode enganar alguns por muito tempo, mas você não consegue enganar todo mundo o tempo todo" (ou algo parecido).

    Continue assim!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. hoje em dia está mesmo cada vez mais dificil mesmo encontrar bons blogs com opinioes sinceras e nao vendidas.... mas enfim, a gente tenta fazer o melhor como blogueiras e selecionar bem o que lemos e quais opinoes realmente podemos levar em consideração

    www.tofucolorido.blogspot.com
    Instagram: liviaalli

    ResponderExcluir
  6. Os blogs seriam levado mais a sério se tivesse mais gente como você. O problema é que o povo quer sempre tirar proveito de td, ganhar dinheiro fácil às custas dos outros e acabam criando blog por conta da dimensão que eles tomaram.
    Parabéns pela postura. Aliás, parabéns, não. Eu não esperaria menos de vc, pq te conheço e seu su índole. Vc só agiu como seus princípios. E tenho orgulho de vc por isso.
    Bjos

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.