abril 24, 2014

Como tirar cheiro de xixi gato


Gatos são animais extremamente limpos. E por tanta limpeza, muitas vezes eles rejeitam a areia deles por estar suja. Alterações no humor e saúde também podem fazer com que o seu felino faça as necessidades em outro local. O odor de de urina de gato é forte porque contém amônia, então é preciso limpar com urgência onde está molhado. Absorva todo o líquido de preferência com papel toalha. Não esfregue, apenas pressione o local, até que o papel não absorva mais nada.

Caso você perceba que o seu gato fez xixi muito tempo depois (o nariz irá te dizer onde foi), também há solução! Caso não seja possível ter certeza do local utilize luz negra, que irá indicar onde há o resíduo.



Feito isto você irá precisar de:

- vinagre branco
- bicarbonato de sódio
- detergente de louça neutro (não use aquele para máquina de lavar louça)
- água oxigenada a 3% (não use água oxigenada mais forte do que 3% (ou 10 vol.), porque  poderá descorar o tecido)

O ácido acético do vinagre irá neutralizar a amônia, e a água oxigenada é um oxidante poderoso capaz de matar as bactérias que causam o cheiro da urina. O bicarbonato de sódio é um desodorizador que absorve odores.

E então comece o processo:
* Sempre use a solução em uma pequena área escondida antes, para testar. O tecido do seu sofá pode ser diferente.

1) Faça uma solução de 50% de vinagre branco com 50% de água. Coloque em um borrifador e borrife o suficiente para que penetre até as fibras mais profundas. Deixe agir por alguns minutos. Em seguida seque o local o máximo possível com papel toalha (apenas pressionando, sem esfregar). 

2) Salpique uma porção de bicarbonato de sódio sobre a área afetada. Misture ¼ de xícara de água oxigenada a 3% com uma colher de chá de detergente para louça, e borrife a solução sobre o bicarbonato de sódio. 

3) Esfregue bem no tecido, escovando com uma escova de dente ou mesmo usando seus dedos. Deixe secar. Depois de completamente seco aspire o bicarbonato seco que ficou. Use uma escovinha para soltá-lo, se necessário. Você pode ajudar no processo de secagem com um aquecedor ou ventilador.


Vi em alguns sites que o bicarbonato de sódio (cerca de 1 colher de sopa) é misturado direto com a água oxigenada e o detergente, mas dessa forma funciona apenas em áreas pequenas. 

Pisos de madeira e de cerâmica também pode ser limpos com essa solução. A urina é absorvida pela madeira, portanto deve ser limpa o mais rápido possível. Pisos de cerâmica são mais fáceis porque não são tão porosos, mas o rejunte absorve o xixi rapidinho também. SEMPRE utilize a solução em uma pequena área escondida, para ver se não mancha!

Para retirar o cheiro de xixi do ambiente onde fica a caixa de areia eu recomendo limpar bem a caixa com frequência e sempre passando um pouco de água sanitária na caixa de areia. Já no piso, além da água sanitária, assim que acabar a limpeza passe algumas gotas de desinfetante concentrado no chão com um pouco de água e espalhe com um pano.

Eu uso o da Coala (o de talco deixa o banheiro da Lola com cheiro de quarto de neném).


Esse foi o único desinfetante que "comeu" o cheiro do ambiente e que se mantém por dias. Aproveitando a deixa, também uso algumas gotas desse produto na lixeira, para não ficar aquele cheiro de lixo/chorume. 

Espero ter ajudado!

BEIJOS!

Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

5 comentários:

  1. Dica boa, mas não tenho gatos...nenhum!!
    Aqui só tem uma galopsita, mas dá cheiro de galinheiro tb.
    Ótima quinta-feira para vc!
    Obrigada pela visita.
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, Pri! :)

    Bjinhos,

    Cris.
    http://universofemininodayumi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. R: Sério?! Que legaaaal! Vc mora em SP?

    Adorei a dica viu? Tenho 2 gatinhas e as vezes elas aprontam hahahaha
    Super beijos!
    Blog Quase Gêmeas

    ResponderExcluir
  4. Oi Pri, vim conhecer seu blog!
    Fiquei curiosa quando vi a foto no Instagram rs..
    Adorei a dica, só quem tem bichinhos sabe como eles são levados né? Hahaha...
    Beijão gatona!

    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.