março 11, 2014

Melancia no combate ao colesterol alto

Boa notícia para quem luta contra o colesterol alto! Um estudo da Universidade de Purdue e da Universidade de Kentucky mostrou que ratos alimentados com uma dieta incluindo suco de melancia tiveram menor peso, colesterol e placa arterial do que outro grupo de ratos que não consumiram o suco. As descobertas, publicadas no Journal of Nutritional Biochemistry, sugerem que a citrulina, um composto encontrado na melancia, tem um papel na saúde cardiovascular.


Os pesquisadores alimentaram dois grupos de ratos com dietas ricas em gordura saturada e colesterol. Metade dos ratos receberam água contendo 2% de suco de melancia, enquanto os outros receberam a mesma quantidade de água suplementada com uma solução que combinasse com o teor de carboidratos do suco de melancia.

Os ratos que consumiram suco de melancia ganharam cerca de 30% menos peso do que o grupo suplementado e teve cerca de 50% menos colesterol LDL - o chamado colesterol ruim. O grupo experimental teve uma redução de 50% em placas nas artérias, bem como níveis elevados de citrulina. 

Os cientistas estão interessados ​​em encontrar um mercado secundário para melancias em nutracêuticos, que são alimentos ou componentes alimentares que também oferecem benefícios para a saúde. A pesquisa apontou que cerca de 20% da colheita de melancia de cada ano é desperdiçada, isso porque o fruto é visivelmente pouco atraente para os consumidores ou porque alguns produtores acham que é muito caro para pagar a colheita, já que os preços caem durante o auge da temporada da fruta.



Citrulina - A Citrulina é um aminoácido não essencial encontrado em diversos tipos de alimentos, como carne, peixe, ovos, alho, cebola, grão-de-bico, e, em maior quantidade, na melancia. Ainda são realizados estudos para saber se a citrulina pode estimular a secreção de insulina e hormônio de crescimento. Existem comprimidos de suplementação, mas devem ser tomados com orientação médica, pois a alta dosagem pode levar a problemas intestinais e renais.






Para quem não abre mão de algumas besteirinhas, aliar o suco de melancia na dieta é uma solução. Além de fazer bem, refresca e é delicioso!

BEIJOS!
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

4 comentários:

  1. Nossa não sabia que combatia o colesterol não, amei a receitinha, é super refrescante também
    Beijos.
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não sabia, ótima dica.
    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir
  3. Novidade ao cubo pra mim, Priscilla! Vou adotar aqui em casa (pro maridão)!
    Bjos,

    Luciana

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.