março 19, 2014

Alimentos que amenizam o estresse

Muitas pessoas transferem para a comida sentimentos que estão sentindo. Eu fui uma delas. Quando ansiosa devorava tudo o que via pela frente (menos o que era saudável). Quando percebi minha fuga e transferência para a comida resolvi mudar. Mas como controlar aquele estresse sem um chocolate?

Pesquisando em sites e revistas descobri que há alimentos que amenizam o estresse e que ajudam o corpo a não ter aqueles lapsos de falsas necessidades. Conversei com minha gastroenterologista e nutricionista e elas me deram algumas dicas do que comer e não me sabotar. Aí vão:





Laranja: Ajuda o corpo a se recuperar mais rápido de estresse por conter um famoso antioxidante: a vitamina C.

Alecrim: O perfume do alecrim tem propriedades calmantes. A ingestão desta erva estimula a circulação sanguínea e turbina a memória.

Linhaça: Possui estrógenos vegetais que podem controlar as variações de humor, além de dar saciedade e prevenir o ganho de peso. A semente moída é mais fácil de ser digerida.

Mamão Papaia: Quando bater a vontade por doces coma uma fatia de mamão papaia, é que a fruta satisfaz a vontade por doces e ainda contém vitaminas A, C e E, ideais para a saúde da pele, olhos, coração e sistema imunológico.

Aipo: O legume contém uma substância que reduz o hormônio do stress, o ato de mastigar o talo já foi mostrado em alguns filmes e seriados.

Chocolate Amargo: Foi comprovado que ele ajuda a reduzir a pressão arterial, mas apenas um quadradinho de 30g está liberado. Os demais tipos de chocolate devem ser evitados.


O chocolate amargo e a linhaça fazem parte da minha vida e não vivo sem. É verdade que apenas um quadradinho de chocolate amargo faz passar aquela vontade louca por doces, não consigo comer muito dele. Já os outros tipos (ao leite, branco...) quanto mais eu como, mais quero.

E vocês? O que comem quando vem aquela ansiedade ou estresse?

BEIJOS
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

5 comentários:

  1. Boas dicas, estou precisando e muito
    Ótima quinta-feira para vc!
    Obrigada pela visita.
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  2. Amei ♥ o blog tá lindo! Priscila ???

    Att. Maria de Loudes
    http://www.mulheresmoderna.com

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.