outubro 07, 2013

Primeiro emprego: o que colocar no currículo?

O mercado de trabalho é um tanto ingrato: te pede experiência mesmo quando a vaga é para estágio. Uma maldade isso, mas se você se encaixa no requisito dos que não tem experiência nenhuma pra contar e quer muito uma vaga aqui vão algumas dicas.

Ainda na época da escola aproveite o tempo livre para estudar. Faça cursos de idiomas, cursos livres (na área que você quer ou mais abrangente), mas nunca fique apenas com o conteúdo da escola. Mostre que você é dedicado e que quer vencer na vida.




  • Cursos de idiomas são pré-requisito pra muitas vagas,independente de ser estágio ou efetivo, ninguém mais fica apenas no português!
  • Existem diversas instituições de ensino que oferecem cursos livres, até mesmo virtuais! Faculdades particulares, SENAC e a FGV são algumas delas. Busque a que te interessar mais!
  • Procure ser voluntário em alguma causa! Há diversas ONGs procurando pessoas para trabalhar com eles. Você pode não ganhar nenhum salário, mas terá uma experiência para a vida toda! E isso certamente te abrirá portas, porque pessoas engajadas são bem vistas no mercado de trabalho.


Essas atividades acima fazem com que você tenha conteúdo para colocar no seu currículo quando for buscar um estágio/emprego. Mesmo que você já tenha saído da escola ainda é tempo de começar algum curso e incluir isso no seu currículo!

De qualquer forma sempre há uma maneira de se destacar mesmo não tendo experiência em nada!


  • Nos objetivos seja claro com o que quer. Sem experiência você não pode exigir determinada área ou segmento de carreira. Aproveite para ser abrangente e demonstre humildade. "Buscar conhecimento na área de *** a fim de me tornar um profissional competente/ a fim de aprender sobre a profissão que escolhi".
  • Apresente suas características, mas seja sincero. Dizer que trabalha bem em equipe, quando não suporta esperar pelo colega não vale! Se é pontual coloque isso, se é rápido no aprendizado também! Criativo, curioso, dinâmico, capaz de executar mais de uma tarefa por vez, bem humorado...essas coisas te apresentam e fazem com que um recrutador queira te conhecer.
  • Se você estudou em um colégio conceituado ou conhecido, coloque no currículo! Não fique apenas com a faculdade.
  • Palestras, Workshops, Congressos e Feiras em que participou ou foi como ouvinte também devem ser colocados.
  • Se você tem um blog, coloque-o e cite o motivo que o fez criá-lo!
Não fique apenas esperando experiência profissional para colocar no currículo, há diversas outras coisas que você pode citar e que vão mostrar que tipo de profissional você é ou poderá ser.

BEIJOS!
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

5 comentários:

  1. Gostei das suas dicas Priscilla. Muitas empresas apreciam pessoas engajadas em trabalhos voluntários.
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br
    obs: Últimos dias para ganhar um relógio Participe da nossa promoção!

    ResponderExcluir
  2. Priscilla,

    muito legal a sua iniciativa. Já vi alguns curriculos que dão vergonha alheia...
    Bjos,

    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb...alguns que me faziam rir até chorar...hahaha

      bjs

      Excluir
  3. Rá! Sabia que essa tag ia ser o máximo!! Ótimas dicas!

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.