outubro 06, 2013

Autoexame: toque-se

As campanhas do Outubro Rosa fazem lembrar que todas as mulheres devem fazer o autoexame da mama, a fim de prevenir o câncer. Você sabia que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres? Se for diagnosticado em estágio inicial ele pode ser curado! E este é o motivo de incentivar as mulheres a se cuidarem e perceberem mudanças no seu corpo.

A mamografia é o exame mais indicado, pois ajuda a identificar tumores em estágio inicial.O autoexame é um exercício de autoconhecimento e que ajuda a mulher a saber o que de diferente tem no seu corpo. Se ao perceber um nódulo no seio já procurar o médico, é meio caminho andado para a cura. Lembrando que o autoexame não substitui a mamografia como forma de identificar o câncer de mama, é apenas o primeiro passo.


O autoexame deve ser feito em pé e deitada. Em movimentos circulares em todo o seio, observar o formato e possíveis alterações em frente a um espelho, apertando o bico e a auréola.

Algumas pessoas tem fatores de risco para o câncer de mama, como histórico familiar da doença. Mas o consumo excessivo de álcool, a falta de uma alimentação saudável, falta de atividades físicas, sobrepeso, não ter tido filhos ou gravidez tardia, além de amamentar por um curto tempo também são fatores de risco.

Portanto, fique atenta e marque uma consulta com uma ginecologista para verificar se sua saúde anda 100%!

BEIJOS!
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.