setembro 12, 2013

Sobre (o) peso

Eu fico bem chateada em assuntos relativo a corpos e pesos. Cada um com seu cada qual. Nada de imposição, nada de preconceito. Já relatei aqui um desabafo que fiz por ser magra e por quem é gordo viver me confrontando a respeito disso. Como se eu por ser magra estaria julgando ele por ser gordo. Não é bem assim. Semana passada questionei uma pessoa referente a isso. Não que eu seja a favor da obesidade, sou a favor de se aceitar como é e deixar os outros pra lá.



Segue uma parte do diálogo com uma colega: 

***

Fulano: Ela é bem bonita, apesar de gorda. Se emagrecer fica linda. 
Eu: ela é bonita do jeito que é, e fica ainda mais bonita porque não tem encucações com o corpo.
Fulano: Mas é chata, vive postando coisas valorizando a obesidade, mulheres cheinhas. Parece que a errada sou eu, que sou magra.
Eu: você se incomoda por ela postar que se ama? E quando você posta que se ama, não acha que ela também acredita que você insinua que ela sendo gorda que é errado? 
Fulano: E não é? Doenças cardíacas, problemas ósseos...
Eu: Você investigou os exames médicos dela? Não é porque é gordo que tá tudo errado com a saúde dela. Olha pra mim, peso ideal, corpo ideal e tava com o colesterol nas alturas, fígado bichado e com restrições alimentares.
Fulano: Mas é chata, não pode ficar um dia sem postar coisa de plus size? De "olha como eu me amo"?
Eu: Se talvez a sociedade e a mídia parassem de postar dietas e padrões de beleza...

Silêncio no recinto. Sem resposta.

Eu: a partir do momento em que você se incomoda com o que o outro diz ou posta, isso reflete o que você carrega dentro de você. E isso vale tanto pra você, que se importa com o peso dela, quanto para ela que se sente mal perante a postagens de padrão de beleza. A insegurança dos dois lados, um achando que o corpo do outro é alvo de competição. Ela acreditando que para ser aceita na sociedade tem que ter um padrão que você tem, mas que ela se recusa a viver nele. E você, que pelo visto se sente afrontada por ela se curtir, deve se sentir mal com toda a auto confiança dela.

Off.

***

Uma vez uma amiga reclamou que eu postava coisa demais de vida saudável. Mesmo eu dizendo que é porque eu passei por maus bocados em relação a saúde e queria que as pessoas abrissem os olhos para não passar pelo que passei, ela disse: mas eu como o que eu quiser.

E eu posto o que eu quiser! Em nenhum momento virei e disse que ela tem que emagrecer, que tá errado do jeito que tá. Eu realmente acho errado quem come mal, quem não pratica exercícios físicos, mas é porque pode ter o que eu tive. E apesar de achar errado eu nunca virei pra alguém e falei você TEM que fazer isso.

Algumas pessoas tem essa afronta por questões psicológicas e é apenas isso que tento entender quando vestem uma carapuça sem que ela exista.

É uma magra que acha que o corpo tá errado, porque a gorda posta coisas em que gordos são lindos. E é uma gorda que acha que o corpo tá errado porque a magra postou imagens de um corpo esguio.

Ninguém tá errado. Corpos são corpos! A missão é se aceitar! Se o magro quer engordar, beleza. Se o gordo quer emagrecer, beleza. Mas que não seja imposto. Que seja de dentro pra fora. Nunca o contrário.

Essa conversa me fez ver o quanto há insegurança em ambos os lados. E o preconceito latente também de ambas as partes. Vamos mudar isso?
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

6 comentários:

  1. Priscilla,
    Vc é livre para postar sobre o que quiser. Não entendo essas pessoas que tem o prazer de ficar questionando e impondo as proprias ideias como se fossem a unica verdade do mundo. Tenho uma amiga extremamente magra, já foi até complexada com isso. Fez todos os exames possiveis e não encontrou nada, por mais que ela coma 1 tonelada de comida não ganha peso.
    Cada um tem uma tendência. Sou a favor de vc ir a luta pelo corpo que deseja. Seja gordinha, magrinha. O que importa é ser feliz.
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha vida inteira as pessoas se metiam no meu peso. Geralmente qm estava acima do peso. Queriam ne enfiar comida a todo custo. Por mto tempo eu quis ser gordinha. Fazia dietas de engorda para caber nos padrões dos outros (pq a maioria não é magra). Resultado? Colesterol alto e fígado bichado. Se eu q sou magra, com o tal corpo q mtas queriam ter sofro com pressão externa, imagina pra qm eles dizem q está fora do padrão. Aff.

      Excluir
  2. por isso que eu acho que cada um cuidando do seu umbigo funciona bem a beça! rs
    E qdo vc é gorda e emagrece? Toda uma vibe de 'vc traiu o movimento'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como se não pudesse mudar de opinião.
      Melhor trair o movimento do que trair a si mesmo e não fazer o que se quer.

      Excluir
    2. É, gente. E como se eu ter dito anteriormente que me sentia bem quando gorda tivesse sido mentira. Não foi, só mudei de opinião ora. Quem nunca!?

      Eu me sentia bem gorda sim. Não me achava feia, juro! Mas viajei e sentir dores pra passear pesou mto pra mim. Percebi que tratar meu corpo daquela forma me trazia limitações fisicas mto chatas...

      Excluir
  3. liguei o "foda-se",com o perdão do termo, de uns tempos pra cá porque, pra mim, é muuuuito sacrificante viver de dieta e malhar sete vezes na semana. mas, assim, PRA MIM. tem gente que se dá super bem e fica super feliz quando chega no resultado que queria. em dois momentos da vida eu emagreci um monte, tipo 20kg ou mais e sabe que eu nem fiquei feliz quando me vi "magra"? não era aquilo que eu estava buscando, não era "ser magra" que me faria mais feliz. enfim, é bem difícil ser gorda, eu confesso. mil roupas não cabem, mil roupas cabem e não ficam bonitas, mil fotos me deixam deprê porque não "tá bonito que nem foto de gente magrinha", mas, cara... tô lutando pra me aceitar porque, né, emagrecer pra mim é master sofrido. aposto que magrinhas vivem um dilema parecido, de não gostar de se ver em algumas fotos, de não ficarem como queriam em certas roupas... então não é exclusividade de gordinha e eu tenho consciência disso. por isso, cada um com seu cada um. acho que tudo seria mais fácil se todo mundo tivesse isso em mente.

    beijo!
    www.mamaefashionista.wordpress.com

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.