agosto 05, 2013

Semana da Cultura Japonesa em Petrópolis: Bunka-Sai 2013

De 3 a 9 de agosto, Petrópolis celebra a tradição e história nipônica com a Semana da Cultura Japonesa, realizada na Casa de Cláudio de Souza. Na programação estão palestras, oficinas e demonstrações das mais variadas áreas da cultura japonesa, como culinária e vestuário, além de homenagens e premiações.

É a segunda vez que a Casa de Cláudio de Souza recebe eventos ligados à cultura do Japão; a primeira foi em 2012, quando participou do Bunka-Sai – Festival da Cultura Japonesa. A programação começa neste sábado, quando o Cônsul Geral do Consulado do Japão no Rio de Janeiro irá discursar e entregar o diploma de honra ao mérito à Associação Nikkei de Petrópolis. Logo após, a palestra 'Alimentação é Cultura', com Aymê Magno da Silva, irá apresentar pesquisa sobre alimentação do Japão no Brasil, acompanhada de demonstração de culinária de comida japonesa e louças para comida típica do Japão, entre outros elementos. Às 17h, Jéssica Nunes Belchior, da Fundação Mokichi Okada, apresenta a Palestra 'Alimentação e Saúde'.

Nesta segunda-feira (5), às 19h, José Carlos Seabra da Silva vai realizar oficina de Kirigami, arte japonesa de produzir trabalhos decorativos através de dobras e corte de papel em diversas formas. Na terça (6), às 14h, haverá lançamento de livro de Mangá, seguido de oficina realizada por Luis Henrique Raia Vila Nova. Alunos do Curso Prático de Desenho trazem ilustrações, criações e revistas em quadrinhos.

A partir das 19h30 do dia 8, José Carlos Seabra da Silva será o responsável pela apresentação e demonstração de Kimono, roupa tradicional do Japão. Logo após, junto a Kathia Yukie Yamamoto, será realizada demonstração de técnica de embrulho Furoshiki, feito de um tecido quadrado, utilizado para embrulhar, carregar e armazenar objetos de várias formas e tamanhos.

Encerrando a semana, no dia 9, às 19h30, haverá premiação de concurso de Haikai destinado a alunos da rede pública de ensino, com o tema 'A influência das estações do ano nas paisagens petropolitanas'. O Haikai, tipo de poema originário do Japão, também será tema de palestra com Ataualpa Antonio Pereira Filho, presidente da Academia Petropolitana de Educação. Após a palestra, acontecerá apresentação da Orquestra Suzuki, do Centro de Artes Suzuki, regida por Fátima do Brasil e Celina A. Vettore Maydana.

Além das atividades na Casa, a Semana a Cultura Japonesa acontece também na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). No último dia, 9, das 9h às 12h, acontecerá palestra e debate no Salão Nobre com os temas: 'História da imigração japonesa no Brasil', com Davi Leal de Almeida (professor da UERJ) e Jeronymo Ferreira Alves Netto (professor da UCP), e 'Bolsa de estudo no Japão', com Ai Takei (Consulado Geral do Japão no Rio), José Marcos Domingues (professor da UERJ e da UCP) e ex-bolsistas do Japão.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade nº 247, Centro. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo telefone (24) 2245-3418 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br



Programação BUNKA-SAI 2013

» Na Casa de Cláudio de Souza (Praça da Liberdade)
05/08, às 19h - Oficina de KIRIGAMI e Exposição de trabalhos dos alunos da Escola São Geraldo em Carangola.
06/08, às 14h - Lançamento de livros e oficina de MANGÁ
08/08, 19h30m - Apresentação e Demonstração de KIMONO e FUROSHIKI
09/08, 19h30m - Premiação e Palestra de Haicai e Orquestra SUZUKI

» Na UCP (Rua Benjamim Constant)
09/08, 09h - Palestras - História da Imigração Japonesa no Brasil e Programação de Bolsa de Estudos no Japão

NÃO PERCAM!
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

4 comentários:

  1. Vou indicar seu post para a afilhada do meu marido, ela ama tudo sobre a cultura oriental!

    Beijinhos, beijinhos!
    Tamiris Bockmann!

    ResponderExcluir
  2. Acho bem interessante a cultura japonesa.
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  3. Gente, moro lá e nem sabia! Pra variar!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. fui no primeiro ano e, pra ser MUITO SINCERA, não gostei muito. mas tenho certeza que é porque era o primeiro ano do evento e porque eu tô acostumada com os eventos das colônias japonesas aqui do Rio, que já fazem isso há um trilênio de anos. esse ano, infelizmente, não vou poder ir pra ver como vai estar... FUEN pra mim. mas adoro todos esses festivais que os descendentes promovem! é tudo tão bonito, tão aconchegante... :)

    beijos!
    www.mamaefashionista.wordpress.com

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.