julho 16, 2013

Sobre reeducação alimentar

Não tenho falado muito por aqui sobre minha reeducação física e alimentar, porque ela chegou num patamar estável, onde eu já aceitei o que faz bem e o que não faz na alimentação e já incorporei os exercícios efetivamente na minha vida.

É uma decisão que tomei para o meu bem estar, minha saúde e qualidade de vida. Existem pessoas que acham bobagem eu controlar o que como, porque sou magra, mas vejo isso não mais como um controle e sim, como parte da minha vida e que há muito tempo eu deveria ter feito.

Conversando com uma amiga que também aderiu a reeducação alimentar, não para emagrecer, e sim para melhorar a digestão dela, ouvi que a parte mais difícil foi o apoio das pessoas. Realmente quem não aceita o outro tem dificuldades de entender que motivos o levaram a optar por uma vida mais saudável, já que existe tanta porcaria gostosa por aí.

Passei por esse dilema também. Aliás, acho que todos passam. Todos tem os seus sabotadores, aqueles que ficam desdenhando e pondo pra baixo. Muitas vezes esses sabotadores são as próprias pessoas.



Para quem não entende a reeducação alimentar, aqui vão alguns depoimentos de amigos:

Biessa Diniz - Mais importante que tudo é mudar a cabeça da gente - só assim conseguimos mudar nossos hábitos. Estou chateada e ansiosa tem um tempo que não malho, por causa da gastroenterite na semana passada e por causa de compromissos hoje. Se fosse em tempos atrás seria o suficiente pra me fazer sentir uma loser e abandonar tudo. Hoje me chateia? Sim; mas sei que logo eu volto! :) Semana passada alguém me perguntou: "quando acaba essa dieta?" E eu respondi "Nunca" porque percebi que a reeducação alimentar é pra sempre e não é porque eu como pizza no fim de semana ou um doce que "saí da dieta". Fazer do processo e do caminho a minha felicidade é mais interessante do que só encontrar felicidade no destino.

Juliana Fernandes - Acho horrível quando saio para almoçar e colegas olham meu prato e dizem que eu não preciso comer verduras e legumes sempre, porque estou no meu peso normal. Toda vez tenho que explicar que é assim que se alimenta de forma saudável e eles dizem que é comida de quem faz dieta. Como de tudo, mas priorizo o que faz bem. Porque vou comer frituras se sei que irá me fazer mal depois?

Camila Carvalho - Com tantos alimentos industrializados, prontos e condimentados, manter uma alimentação mais natural parece que você quer ser apenas do contra. Mas o corpo não está pronto para receber tantos químicos, que existem nos alimentos industrializados. De que adianta comer tantas coisas ruins e depois fazer dieta detox? Não é melhor passar a comer coisas que fazem bem e não precisar de dieta? Eu penso assim e acho triste que muita gente pense na reeducação alimentar como privação.

Carolina Silva - Emagreci muito com a reeducação alimentar. Em dois meses eliminei 7kg e hoje vejo o quanto eu comia e bebia mal. As pessoas veem o resultado e falam: "mas você já emagreceu, pode voltar a comer normalmente." O meu normalmente é o que como hoje. Antes é que era meu erro.

Fernanda Silva - Praticar exercícios e ter uma boa alimentação hoje em dia é que é o anormal, na cabeça de muitos. Anormal pra mim é quem se entope de coisas que fazem mal e ainda ficam gritando aos quatro cantos que é assim e não vai mudar. Eu amava bacon, até descobrir que tenho gordura demais no sangue. Bebia cerveja toda semana e não fazia nenhum exercício. Fui vendo que se eu quisesse ver meus filhos crescerem e dar o exemplo para eles, eu teria que começar por mim. A família ainda estranha, mas já ajuda em muitos cardápios. Durmo melhor, tenho mais disposição e minha imunidade melhorou.

Bom, agora vai o meu relato: pensar em reeducação alimentar como dieta não te fará ir muito longe. Dietas começam e terminam. A reeducação alimentar é algo que você tem que incorporar na sua vida, criar uma rotina e viver aquilo como sua nova realidade. Eu sofria muito ao cortar alimentos que amava. Mas vi que vez ou outra não fazem mal, basta apenas saber dosar. A reeducação alimentar prioriza o que é saudável e o que não faz bem e o que não faz falta ao corpo fica de lado. Meu foco na reeducação foi controlar o colesterol e como consegui bem rápido e sem ficar dependente de remédios, resolvi seguir adiante. 

O mal das pessoas é ser acomodado com o que te faz ter menos esforço. Mas isso sempre cobra um preço (geralmente alto) lá na frente.

Volto mais vezes para falar de reeducação alimentar e física também. Esse é um assunto a ser falado por diversos ângulos.

BEIJOS

Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

2 comentários:

  1. Legal o post!

    É bom ver várias opiniões sobre o assunto. Reeducação alimentar é um estilo de vida, diferente de dieta que, como vc falou, tem inicio e fim. Não me privo, mas tb não exagero. E o dificil é justo esse, encontrar o equilibrio. (pra tudo na vida né)

    ResponderExcluir
  2. Sua reeducação alimentar é meu maior incentivo! Tô tentando tb, mas confesso que com esse negócio de morar sozinha tá bem complicado. Minha vida virou de cabeça pra baixo e a alimentação mais ainda. Tá td uma zona, mas to me esforçando!

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.