julho 30, 2013

Sobre a interpretação alheia

Acho que a pior coisa que pode existir em uma relação de amizade é ter que ficar pensando no que vai falar com medo da pessoa te julgar. Infelizmente existem pessoas que pra tudo o que você diz ela interpreta algo. Tá, a pessoa que age e pensa assim nem é sua amiga de verdade, mas ela está lá nas suas relações sociais ou pessoais e você tem que conviver com ela.

Tem que ficar pensando no que vai dizer porque ou ela veste a carapuça pra qualquer coisa que você fale ou ela interpreta de um jeito e ainda passa adiante uma versão distorcida.Se você quer falar sobre tv, você é fútil e vazia. Se você quer conversar sobre arte, viagens e cultura você quer se exibir. Se você quer falar da sua reeducação alimentar, você quer convencê-la a emagrecer. Se você fala de algo da sua vida, você é egocêntrico e só quer saber de si.

Não é um saco? O pior é quando a gente não consegue ou não pode evitar essas pessoas, seja porque são do círculo familiar, seja por círculo profissional ou porque são do círculo de amizades e não pega bem cortar relações definitivas e do nada.

Eu já fico meio assim de falar da minha reeducação alimentar perto de gente acima do peso, já com medo de acharem que quero impor alguma coisa ao contar o que passei.Como quando vamos a algum lugar e a pessoa pega a coisa mais gordurosa pra comer e eu vou no naturebinha. A pessoa é a primeira a criticar, já que me vendo magra acha desnecessário comer de forma light. E lá vou eu explicar meu colesterol, tudo que a gordura faz mal e a pessoa começa a ficar com cara de que eu é que me meti na comida dela.

Aliás, tô legal já pra fazer um post sobre pessoas que me condenam só por eu ser magra. Tudo é "ah, mas você é magra", "ah mas você pode". Não, não posso e não, não é porque sou magra que posso fazer o que quiser do meu corpo. Não é porque sou magra que qualquer roupa fica bem em mim. Não é porque sou magra que vivo de dieta. Aliás, não sou magra porque faço dieta. Não sou fixada em corpo esguio! Por mim, eu teria mais curvas e carnes, mas Deus me fez assim, que culpa eu tenho? Se eu como salada ao invés de batata frita é porque meu organismo rejeita fritura, não porque quero emagrecer. Se tem gordinho que fica ofendido quando falam do seu corpo, também tem magro que se sente ofendido quando julgam ele, sabia?

Bom, isso é papo pra outro post e eu já dei a deixa aqui.

Voltando ao que julgam do que falo, eu prefiro evitar essas pessoas pra não ter que abrir a boca perto delas. Nunca se sabe o que vão interpretar e o que dirão para outros.O pior é quando dizem que gostam de você, mas sempre te criticam pelas costas.

Não sei se a pessoa gosta tanto de mim que precisa me por pra baixo para ela se sentir melhor ou se é uma relação de horrores mesmo e ela finge gostar só para me ter a vista. A questão é que eu tento me policiar no que vou falar. Logo eu que gosto da minha espontaneidade (digo ser espontânea e não ser invasiva, entendeu?), tenho que fica medindo o que vou fazer e falar com determinadas pessoas.

Quantas vezes eu publiquei desabafos aqui e tiveram pessoas que acharam que eram com elas, mesmo quando o assunto não tinha nada a ver? Como se para os meus desabafos eu tivesse que dar nome e endereço de quem estou falando. Se não digo quem são é para poupá-los, pois cabe apenas a mim, sou eu que estou desabafando. Se você quer saber se é com você, vem até mim e pergunta e eu vou dizer, porque não sou dessas que tira o corpo fora. Eu chamo pra briga mesmo se for o caso.

Mas daí a pessoa vir aqui, interpretar tudo como quiser e ainda levar o que falei como sendo para ela e ainda falar coisas a meu respeito?! Não mesmo. Não vou deixar de fazer meus desabafos, porque são meus. Se você ficou chateado, desculpe, mas só lamento. Foi o que eu estava sentindo. Melhor eu fazer isso num blog, sem citar nomes e difamar ninguém, do que ficar fazendo fofoca e falando dos outros pelas costas. Porque se eu desabafo aqui, é fato que já tentei diálogo do assunto com a pessoa. E se não tentei é porque realmente não deu.

Quero com isso apenas dizer que se você sempre ficar vendo coisa onde não tem nas suas relações vai acabar afastando as pessoas de você. Pessoas que buscam entrelinhas em tudo não enxergam o que de verdade está acontecendo. Às vezes não é questão de interpretar e sim, sentir. 

Desarmar-se, não esperar nada...isso faz com que coisas boas aconteçam.

Eu falei apenas de pessoas que julgam e criticam, mas pode ser você com seu chefe, você com seu paquera, você com seu irmão...pare de ficar buscando coisas e vendo coisa onde não existe. Pare de imaginar que isso e aquilo é para te atingir. Se você está tão na defensiva, deveria rever o porque de estar nessa posição.




Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

4 comentários:

  1. Eu acho difícil ter amizade com pessoas que medem tudo o que vc fala. Pra mim, já deu. Já deixei relacionamentos de amizades por causa EXCLUSIVAMENTE disso. Eu não posso ser eu mesma, sabe? Tenho que medir tudo o que eu falo senão posso ser mal interpretada e aí dá m...
    Passei dessa fase, rs
    Bjo,

    Luciana

    ResponderExcluir
  2. Ai Priscilla te entendo. Não tem mais nada irritante do que aquelas pessoas que tem mania de perseguição. Acha que tudo que você fala, pensa e age é direta-indireta pra alguém. Não é assim.
    Não gosto de julgar as pessoas, a gente não sabe o que a pessoa passou para tomar determinada atitude.
    O fato é que as pessoas tem muita inveja. Não aceitam alguém que seja bem sucedido, mais belo, mais rico ou mais magro que vc.
    Quer um conselho: ignore. Viva sua vida, não precisa ficar se justificando não.
    Ufa.. desculpe o comentário tão longo.
    Tem uma surpresa no blog
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  3. a vida fica MUITO mais fácil quando a gente pára de procurar cabelo em ovo, disse tudo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Pri, principalmente no facebook
    As pessoas sempre se sentem cutucadas
    Eu penso muito antes de escrever alguma coisa rs
    bjoo

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.