junho 15, 2013

O povo acordou e fez a máscara da ditadura cair


Nos últimos dias foram noticiadas diversas manifestações contra o aumento das passagens de ônibus em todo o país. Pessoas das capitais dos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro foram para as ruas exigir a diminuição desse valor. Essa exigência é apenas uma gota do que realmente a população quer. 

A mídia escondeu o que de fato estava acontecendo, porque quem controla os meios de comunicação é o governo. Inverteram os papeis do que realmente estava acontecendo e colocaram toda a culpa nos "baderneiros", quando no mesmo dia noticiavam que na Síria as pessoas que faziam o mesmo por lá era manifestantes, lutadores e bravos. Pois é. A diferença entre baderneiro e manifestante é questão geográfica.



A política do pão e circo parece ter cansado uma parte da população. Ver bilhões sendo gastos com estádios e nada indo para a educação, saúde, transporte, sem contar os preços que sobem e não acompanham o salário mínimo, é revoltante! Parte da população cansou de apenas "curtir e compartilhar" a revolta e foi pra rua fazer aquilo que tanto queriam: mudar o país.

Como diz a música tema de uma marca para a Copa das Confederações: "Vem pra rua". E foram. Mas foram recebidos com balas de borracha, bombas de gás lacrimogênio, golpes de cassetetes e muita violência por parte dos policiais. Uma manifestação pacífica foi alvo de violência e quando, alguns, cansados dessa gratuidade de violência também partiam pra ignorância, a culpa era dos manifestantes. E foi isso que passou na tv. 



A polícia oprimiu uma manifestação, a mídia não deu voz aos manifestantes. Só que após a polícia agredir e também oprimir repórteres e fotógrafos, eu quero ver se vão continuar do lado deles. Várias instituições se mostraram a favor da manifestação. Ora, a população tem o direito de reclamar do que lhe incomoda. Porque colocar a polícia para ir pra cima deles, impedindo de irem adiante na sua passeata? Porque não deixam o caminho livrem para irem até onde querem? Garanto que se fosse assim, como é na parada Gay ou Marcha para Jesus, tudo acabaria sem confronto.

É lamentável ver a outra parte da população que não acredita na manifestação, que acha isso uma baderna boba, coisa de gente à toa. São essas pessoas que não levantam a bunda do sofá e ficam ali, absorvendo tudo que a tv passa como certo e não se movem no seu conforto para ver o que verdadeiramente acontece no mundo. Querem um país melhor, mas não fazem nada por isso, só reclamam e assinam petição do Avaaz.

Nessas horas eu vejo como a burguesia fede. Nunca compreendi direito essa frase até então. Gente que, por ter seu carro, emprego, dinheiro, uma casa boa, acha que não tem nada a ver com isso que acontece na rua. Preferem viver em um mundo paralelo, fingindo que está tudo bem.



Mas não está! O governo finge que não há inflação, finge que está tudo bem, maquia tudo para que o mundo pense que estamos crescendo, quando os hospitais estão entrando em colapso, a educação está uma merda e profissionais não estão ganhando o mínimo que merecem! Enquanto os políticos aumentam os salários deles absurdamente e para não fazer nada. Vemos o país retroceder em direitos humanos, mandando e desmandando como bem quiser e que a população acate tudo o que eles quiserem, porque sabem que ninguém fará nada.

Mas a população está fazendo. E eu fico muito feliz com isso. Ver a truculência da polícia diante de uma manifestação, mostra o cagaço do governo quando vê a sociedade se mobilizando para mudar o que está errado. Não se vê nenhum governante dando o ar da graça. Mas a gente vê sutilmente onde há a interferência deles. E é isso que me revolta. A ditadura maquiada em que vivemos deixou a máscara cair. Hoje é possível ver o quanto se controla pessoas e cidades como marionetes.

O governo queria que esse mês de junho fosse de festa e pessoas nas ruas torcendo pelo país na Copa das Confederações, com suas bandeiras e caras pintadas. Bom, as bandeiras e caras pintadas eles já tem, mas a torcida não é por uma seleção de futebol, e sim, pela melhoria de uma pátria inteira.

O mínimo que eu faço é ir pra rua lutar pelos meus direitos. O mundo não mudou e fatos históricos não aconteceram com pessoas sentadas em casa reclamando. Foram com pessoas nas ruas lutando e cobrando pelos seus direitos.

Quando a população quer, ela consegue. Somos uma massa contra uma dúzia de pessoas que nós mesmos colocamos no poder. Se quiser, a gente tira. 


Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

2 comentários:

  1. O povo unido é mais forte do que pensa.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que o movimento não perca a força e, mt menos, o foco. O povo tem poder e é hora de começarmos a mudar esse país. #vemprarua

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.