maio 18, 2013

Os anos 90 voltaram

Há uns dias me toquei que eu ando muito saudosista. Tenho me perdido em lembranças da minha infância, de como a vida era boa, de cheiros, sons e moda. Confesso que tenho minha parcela de culpa. Com os problemas tenho olhado para a época onde tudo era tranquilo e fácil na minha vida. 

Da casa para escola, da escola para a mesa do almoço, depois brincar, ver tv, fazer dever de casa, ir pra rua brincar ou para a casa de alguma amiga, voltar para comer, tomar banho e ir dormir. Lembro de mim olhando a janela de casa e sonhando com uma vida melhor, sem saber que a vida melhor estava ali.


Lembro da minha mãe se arrumando para sair, do perfume dela, lembro do som da sala tocando Madonna e dos brinquedos em algum cantinho da casa.  Essas lembranças são culpa minha, apenas eu posso trazê-las de volta.

Mas e os fatores externos que me tem feito nostálgica? Esses sim tem contribuído para minha fase melancólica. Olho a moda atual e vejo gritante os anos 90. Blusa, calça, bolsa e sapato da mesma cor, ornando. Sapatos com saltos grossos, bolsas de ombro de alça comprida, paletós, preto e branco, batons mega vermelhos, sobrancelhas grossas, mochilinhas...são tantas coisas que estamos usando diretamente dos anos 90 que fica impossível não lembrar da década.

As novelas e suas reprises que o digam. O SBT não larga Maria Mercedes, Marimar e Maria do Bairro por nada. Aliás, larga, para passar A Usurpadora, também dos anos 90. Um dos canais com maior ibope na tv paga é o VIVA que passa reprises de diversas novelas. Confesso que assisto diariamente Felicidade, que se passa nos 90 em Copacabana (e até Petrópolis) e tem toda a minha antiga vidinha retratada ali. É só olhar a moda por essas novelas e vocês verão todas as atuais tendências ali.

E as músicas? Com a trilha sonora eu viajo longe, lembro de momentos mágicos da minha infância. Eu tenho ouvido a JB Fm muito nos últimos dias, tenho deixado de ouvi-la apenas para passar para a Transamérica e ouvir, então, o Naftalina. Como o nome diz, só toca as antiguinhas. Nostalgia, minha gente, bateu e colou, como diria a gíria da época.

E na JB Fm percebi que até as músicas antigas tem ganhado uma roupa nova (sem trocadilho). Ouvi essa semana Patricia Marx, queridinha dos anos 90, cantar Espelhos D'água (hit da década) com Seu Jorge. Em 2013 e cantando sucesso antigo. Não sou só eu que ando saudosa, hein.

E o aumento dos imóveis, alimentos e tudo mais? Nos anos 90 vivíamos uma fase com a inflação rondando ali e o governo fingindo que não era nada. Alguma semelhança atual?

Com tantos estímulos ao remember eu acabei sendo pega. Pelo menos é uma saudade de parte da década, ainda que eu me pegue suspirando até pelos momentos em que fui morar em Petrópolis, no final da década de 90. Gostoso mesmo é lembrar do apartamento que eu morava, da escola em que estudava, das músicas que eu escutava e da rotina que eu levava. Se tinha problemas, eu não sabia. Se não era feliz, eu vivia alegre.

Tenho muitos pesos em meus ombros atualmente, dar uma olhadela lá atrás me faz ter forças para ir adiante. E essa olhadela pode ser a moda, pode ser uma canção, mas por Deus, que não seja a inflação!




Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

2 comentários:

  1. Tá demais essa fase, né? Td nos faz lembrar o tempo que passou. Passou e não volta mais, não adianta... ainda que tentem estimular de todas as formas, td ficará na nossa lembrança e teremos que lidar com a nossa realidade a cada dia....

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.