abril 05, 2013

Uma taça de vinho, por favor

Um fim de semana no outono não é um fim de semana qualquer. É chegada a hora da galera marcar os encontros com muito fondue e vinho. Mas você sabe escolher vinhos? Conhece do assunto ou bebe o que oferecem e tudo parece a mesma coisa? Hoje vou dar uma ajudinha com o pouco que sei.

Primeiramente vou decifrar o que os rótulos das garrafas dizem.


Safra: É o ano da colheita da uva. Quanto mais velho melhor? Nem sempre. O que conta é a qualidade da safra que varia de acordo com as chuvas, temperatura do ambiente da colheita. Se tiver tempo cheque no Google "tabela safra uva" mais o nome e ano do vinho.


Classificação: Complemento ao nome que mostra se o vinho é especial em relação aos outros feitos pelo mesmo produtor ou região. Na França os melhores são marcados como "Grand Cru", na América latina como "Reserva" ou "Gran Reserva".

Nome do Produtor: É a vinícola onde o vinho foi fabricado. Quando gostar de um, guarde o nome do produtor para investir em outros vinhos fabricados por ele.

Casta: É o tipo de uva utilizado na fabricação do vinho. Cada país tem a sua. Você sempre vai acertar se comprar um malbec argentino, um cabernet sauvignon chileno ou um sangiovese italiano. No Brasil, as uvas são melhores para fazer espumantes.

País de origem: Todo país tem produtos de diferentens qualidades, por isso essa informação não vale nada. O país de origem vale apenas para comparar com a casta e se são uvas tradicionais do lugar. Se alguém falar que todo vinho argentino é bom, não ouça.

Na hora de servir preste atenção nas taças. Espumantes (Prosecco e champagne) vão em taças altas e finas que ajudam a espuma a descer. Já o vinho tinto é servido em taças maiores e com abertura grande, que levam a bebida até o céu da boca, reforçando o sabor. Vinhos branco e rosé devem ser servidos em taças arredondadas, com abertura média para preservar o vinho bem gelado. Por fim, vinhos de sobremesa são servidos em taças pequenas, que faz com que o gosto adocicado fique na ponta da língua.



Para fazer bonito com os amigos aqui vão seis dicas rápidas:

  • Sirva o vinho na temperatura certa. Brancos e espumantes devem ser servidos gelados. O tinto, à temperatura ambiente ou pouco frio. Nunca sirva um tinto gelado: ele fica amargo.
  • Vinhos tintos combinam com carne vermelha; vinho branco com peixes; espumantes com entradas e aperitivos.
  • Ao pedir um vinho em um restaurante analise a rolha, olhe e cheire! Se tiver cheiro de mofo ou vinagre devolva. Ponta seca e dura é sinal de que o vinho não foi guardado corretamente. O ideal é que ela esteja úmida.
  • Assim que for servido, gire a taça levemente para liberar os aromas. Se quiser cheirar depois, tá liberado.
  • Segure a taça sempre pelo cabo, nunca pela parte do copo. O calor da mão esquenta a bebida e muda suas propriedade. Isso serve também na hora de servir o vinho. Deve-se segurar a garrafa sempre pela base.


Espero ter ajudado!!!

BEIJOS!
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Um comentário:

  1. Oi Pri!

    Adorei este post sobre vinho... Sou fã de vinhos, mas não entendo muito, meu marido é que manja...
    Obrigada pela carinho!

    Passa lá no blog que tem sorteio viu.

    Beijos e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.