abril 11, 2013

Colesterol Alto

Que eu tenho colesterol alto eu já disse aqui. Mas vocês sabem exatamente o que isso acarreta e porquê é tão importante cuidar e verificar os valores do seu? Bom, o colesterol alto provoca um mega congestionamento nos vasos sanguíneos e pode causar um acidente vascular cerebral (AVC) ou até infarto. É uma confusão causada pela gordura em excesso no sangue (sempre ela, a vilã gordura).

O colesterol é uma das matérias-primas para a constituição das células e ajuda na produção de alguns hormônios e da vitamina D, importante para ossos e dentes. O fígado produz 70% do colesterol do corpo e é o ponto de partida da distribuição de todo o colesterol pelo organismo. Os outros 30% chegam a esse órgão por meio da ingestão de alimentos de origem animal (que "vêm" com seu próprio colesterol) e gorduras saturadas.

Para transitar pelo organismo, o colesterol utiliza o sangue. Como não consegue navegar sozinho por ele, une-se às lipoproteínas, estruturas que fazem o papel de veículo de carga. A "frota" de lipoproteínas divide-se em dois grupos:


  • LDL - Em condições normais representa 2/3 do toal. Por ser mais lenta e pesada ficou conhecida como "mau colesterol".
  • HDL - Bem mais ágil, além de levar colesterol, guincha parte do LDL não utilizado pelos órgãos de volta para o fígado, que funciona como uma "usina de reciclagem" do corpo. Por isso é chamado de "bom colesterol".


Quando há LDL demais, eles provocam engarrafamentos nas laterais dos vasos sanguíneos, e aí chega uma hora que não tem guincho que dê conta. Essas sobras formam placas de gordura. Assim como é um inferno dirigir numa via congestionada, dentro dos vasos entupidos acontece a mesma coisa com o sangue.

Sem espaço para circular, o sangue chega em quantidade insuficiente aos órgãos, abrindo portas para problemas cardiovasculares como infarto ou AVC.



Aí você, bonitinha (o) aí se pergunta: "De onde vem o excesso de colesterol ruim?". E eu digo:


  • Consumo exagerado de alimentos ricos em colesterol e gorduras, principalmente as trans e saturadas, que se transformam em LDL no sangue. A lista é grande: queijos amarelos, manteiga, embutidos, carnes gordurosas (vermelhas nem se fala), frutos do mar, industrializados...
  • Falta de exercícios ajuda o acúmulo de gorduras. A prática de exercícios constantemente ajuda a eliminar a gordura e consequentemente, baixa o mau colesterol.
  • A genética também ajuda o colesterol ser alto. Algumas pessoas tem naturalmente níveis mais elevados de LDL, independente do estilo de vida, por causa da hipercolesterolemia familiar, doença herditária.
  • E estresse. Normalmente para descarregar as frustrações, a primeira coisa que você faz é comer em maior quantidade que o necessário.


No meu caso tudo acima contribuiu, apesar de eu não ter notado esse estresse, talvez ansiedade, que me faz comer descontroladamente.



Além disso, para nosso azar, o colesterol alto não apresenta sintomas até provocar algo mais sério. Por isso, a recomendação médica é medir regulamente, desde cedo, os níveis de colesterol no sangue por meio de um exame (lipidograma). Ele checaos níveis de HDL e LDL, a soma dos dois (para ver se estão na proporção adequada), e dos triglicerídeos (outro tipo de gordura).

Diante de um diagnóstico de colesterol alto, a primeira medida recomendada pelos médicos é reduzir os fatores de risco, em especial melhorando a alimentação e fazendo exercícios (reeducação física e alimentar). Há alimentos que reduzem o LDL e aumentam o HDL, como grãos e peixes com gorduras insaturadas. Se mesmo assim as taxas não diminuem, o que foi o meu caso, são receitados medicamentos que reduzem a produção de colesterol pelo fígado.



Para não passarem por isso e ficarem que nem eu, neurótica pelo teor de gordura dos alimentos, basta cortar refrigerantes, alimentos prontos (lasanha, pizza, nuggets - este último exclua definitivamente), biscoitos (principalmente waffles), frituras e fast food. Isso é apenas o começo, pois cortar apenas não resolve, tem que comer frutas, verduras e legumes diariamente. Eles mantem os órgãos funcionando direitinho!

E exercícios sempre! O corpo foi feito para movimentar-se! Não deixe sua "máquina" enferrujar!

Se você tem colesterol alto, fique de olho aqui no blog, sempre darei dicas de como conviver bem com ele e como reduzi-lo.

BEIJOS




Fonte: Editora Abril
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

2 comentários:

  1. Oi Pri!!,
    Nem me fala.. colesterol é sério mesmo!! O Meu está estável..Mas fico de olho tb, ainda mais pelo meu sobrepeso..
    Ótimo post!
    Não deixe de conferir o novo post do My Petit!!
    Beijinhos!
    Marissol!!
    ➥ www.mypetitblog.com

    ResponderExcluir
  2. Fiz um exame básico no trabalho e vi que tô com colesterol alto, mas não sei se é o bom ou ruim.... tenho que ir ao médico pra fazer um hemograma completo e ver o que está acontecendo, mas quem diz que eu arrumo tempo?!?!?
    Adorei o post! Ótimas dicas e informações =)

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.