março 02, 2013

Reeducação física e alimentar

Acho que nunca fui clara aqui quanto aos problemas de saúde que tive ano passado. Bom, muita coisa eu fui tratando e outras o tratamento é longo. O que depende de mim mesmo é foco, mais que remédios. 

Tenho colesterol alto. Já tinha tendência por causa da genética, mas a má alimentação e a falta de exercícios colaborou para que o sangue se entupisse de gordura. E não apenas ele, como meu fígado pagou um preço alto pela alimentação rica em fast food, industrializados e refrigerante (sem contar o álcool, que mesmo sem beber há muito tempo o fígado pagou um preço).

Recomendação imediata para mim é fazer exercícios. Só que eu sou muito preguiçosa pra isso. Tanta coisa que eu poderia estar fazendo ao invés de estar em uma academia...e essa palavra por si só já me cansa. Não gosto de estar presa, gosto de coisas ao ar livre.

Por isso vou dividir com vocês o diário da minha dieta e exercícios. A médica falou que não é o tipo de exercícios que importa e sim eu me movimentar. Como passo bastante tempo sentada em frente a um computador, tenho que encontrar um tempo para fazer ginástica.  Trocar elevador por escadas, ok. Só não dá para fazer isso em casa, porque as escadas do prédio são um breu e sem ventilação. 

Preciso então caminhar ou correr que é o que dá pra fazer de graça. O problema é a falta de tempo.Vou tentar encaixar um horário de manhã para isso. Preciso voltar a fazer alongamento também, há muito tempo não faço.

Quanto a alimentação, já mudei radicalmente desde setembro. E o que mais me é cobrado é comer frutas e verduras. Estou bem alerta para isso e até fiz um cardápio semana para manter a rotina de alimentação correta. Nada de comer na rua.

Esse é o cardápio do mês de fevereiro, talvez eu o use também em março, não tô com tempo de criar um novo.


Tem dia que não dá para obedecer o cardápio, porque esqueço de comprar determinado ingrediente, mas basicamente a primeira semana é essa. Lembrando que meu problema não é peso, portanto, esse cardápio é para quem só quer se alimentar bem e não perder peso.

Porque eu quando cortei os industrializados, refrigerante, carne vermelha, álcool e gordura emagreci 5kg em uma semana. Recuperei apenas dois, mas sei que esses dois são de "gordura boa".

Ainda não consegui me livrar 100% de biscoitos industrializados, mas vou nos com pouca ou zero gordura. As receitas dos pratos dos cardápios vão sendo colocados aos poucos no Faz a Feira.

Quanto aos exercícios, vou voltar às caminhadas mesmo. Digo voltar porque eu fazia, mas a dermatologista me proibiu de tomar sol por causa de um tratamento na pele que fiz (consequência do colesterol alto também: xantelasma). Mas tô apta a voltar porque finalmente acabou a fase do ácido na cara - em outro post eu conto.

Minha meta atual é ganhar mais um kilo até o fim de março. Gordura boa e saudável é difícil de ganhar, fácil mesmo só comendo mal, viu? No início de abril tenho outro exame de sangue pra fazer de controle do colesterol. Espero ter baixado porque ainda por cima tô tomando remédio pra isso.

Fica o alerta para todos: não é porque você tem o peso ideal ou está magra que não precisa se preocupar com o que come. Controle de gordura nos alimentos não é só para quem quer emagrecer. É para quem quer viver saudável.

FOCO!

BEIJOS!

Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

5 comentários:

  1. Adorei o seu blog quer fazer uma parceria com o meu http://paulabatistaa.blogspot.com.br entre em contato meu e-mail paulinha_a_b@hotmail.com
    bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Pri!!!!
    Que ótimo!!!! Vamo que vamo!!!
    Sabe que pode contar comigo, né?!!
    Beijinhos!!,
    Marissol!!
    ➥ www.mypetitblog.com

    ResponderExcluir
  3. Te dou maior força!
    Tb tenho tentanto reduzir industrializados. O mais importante é a saúde e não há saúde a longo prazo sem exercícios!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Boa, Pri!! Continue firme e forte! =)

    Ah, vi que você precisa, mas não gosta muito de exercícios, né? Que tal experimentar o Muay Thai?! Sério, é muuuiiito legal! Eu costumo enjoar rápido das coisas, mas com o Muay está sendo diferente, tô amando! Tu deveria dá uma pesquisada sobre essa arte marcial. Ah inclusive, fiz um post sobre issso, caso queira, dá uma olhadinha: http://balancaseandancas.wordpress.com/2013/02/23/beneficios-do-muay-thai/

    Beijo Beijo

    ResponderExcluir
  5. Mt forçaaa! Vc vai conseguir!!!
    Que bom que decidiu fazer atividade física. É tão bom.... tb tinha mt preguiça de td isso, mas agora tô super empenhada! O bom é que na empresa tenho um Programa de Qualidade de Vida com ginástica local, aulas de running, boxe, acompanhamento nutricional... to fazendo td!!! A preguiça vai embora depois que a gnt pega o gostinho!!!
    Adorei o cardápio! Posso copiar algumas coisinhas?!?! Tô emagrecendo e acho que ele vai me ajudar a manter o peso depois....

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.