março 08, 2013

Mulher tem que se dar o respeito



"Mulher tem que se dar o respeito? O que é se dar o respeito para uma mulher? Ser casta? Não beber? Não fumar? Cobrir o corpo? Casar? Ter filhos? Eu já cansei desse discurso, há muito tempo!


Se dar o respeito é, antes de tudo, respeitar a si mesma! É fazer o que tem vontade, realizar seus desejos, ser feliz. Se dar o respeito é entender que sua vida particular diz respeito somente a você, que ninguém tem direito de te julgar a partir dela e que seu valor não é definido pela quantidade de pessoas com quem você teve relações sexuais, seu valor não é definido pela sua genitália. Se dar o respeito é saber que você não nasceu para agradar o sexo oposto, é saber que você tem o direito de agir como achar correto, é saber que você é linda e não precisa se sacrificar pra agradar gente imbecil, ficando neurótica com seu corpo, seu cabelo, suas roupas. 


Se dar o respeito é não ficar se preocupando com aquele babaca que você gostaria de namorar mas que acha você uma vadia, uma gorda, uma vulgar, uma puta. Por que você se preocuparia com um idiota?! Se dar o respeito é não casar se você não quiser casar, é não ter filhos se você não quiser ter filhos e é também casar se você quiser, e cozinhar pro seu marido se você quiser, e limpar a casa se você quiser, porque o seu marido te respeita e sabe que essas coisas também são deveres dele e ele também participa dessas tarefas, pois você tem um companheiro, não um dono. Se dar o respeito é usar a roupa que você gosta, com a cabeça erguida, tendo claramente a noção de que ninguém tem direito de te desrespeitar por causa disso. Se dar o respeito é não permitir que abusem de você por você ser mulher, é assumir o que você é sem medo, é não assumir esse “perfil feminino” pré-definido: frágil, rosa, maquiado, delicado, embonecado, recatado, meigo, sexy, perfumado, depilado, produzido, operado, siliconado, malhado, magro, prendado, maternal... Enfim! Se dar o respeito é não ter medo de fazer o que tem vontade, é agir como achar melhor, e é respeitar o seu próximo, pois respeito é algo que deve ser recíproco e merecido, não imposto.


Aí você pergunta: e homem? Não precisa se dar o respeito? 
E você ouve: precisa, mas...



"Mas" o quê? Eu sou tão ser humano quanto um homem. Eu pago meus impostos assim como os homens. Eu tenho sentimentos assim como os homens. Ou sou tão capaz quanto os homens. Todos temos que nos dar o respeito! Sabe, o machismo não é exclusividade dos homens e o feminismo não é exclusividade das mulheres. Porque o que eu vejo de mulheres ofendendo, desprezando e apontando umas as outras de um ponto de vista completamente machista, não é pouco. E também o que eu vejo de homens bacanas, que acreditam que as mulheres têm os mesmos direitos que os homens, também não é tão pouco assim.



Eu sei que a sociedade nunca será perfeita e que para algumas pessoas é difícil mudar de opinião, mas eu só queria um mundo em que todas as pessoas fizessem ao menos o possível para que houvesse mais igualdade, um mundo em que todas as pessoas se dessem o respeito e respeitassem o próximo."

Por Natália Pohlmann
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo nosso dia, por todas as nossas conquistas e todas as outras que virão!!!

    Beijinhos, beijinhos!
    Tamiris Bockmann!

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.