março 17, 2013

Controle os gastos

Conheço muita gente que trabalha para pagar contas. Quando vão chegando as faturas vai dando uma tristeza e depois que paga fica pobre novamente. Pode ganhar o salário que for, lá está ela gastando e comprando como se não houvesse amanhã. Os planos de juntar dinheiro são repetidos mensalmente, mas não cola nem pra si mesmo.

Eu vivi muitas fases como essa. Gastava tanto, usava muito o cartão de crédito! Aliás, os cartões. Cada loja me dava um e tava eu gastando. Acho que apenas duas vezes não consegui pagar o total. E depois de me libertar disso pude, enfim, aproveitar o bom dese ter dinheiro com consciência.



Hoje vou dar algumas dicas para não cair em armadilhas e tentações. No final vocês vão ver que ter um dinheirinho "sobrando" abre portas para muitas outras coisas.

  • use o cartão de crédito apenas em compras de valores altos em que você tem que parcelar ou não quer ou pode movimentar na conta. Deixe ele em casa, preferencialmente em um lugar que você nem precise lembrar dele.
  • saia apenas com o cartão de débito ou com dinheiro. Isso evita gastos além do necessário.
  • não compre tudo que vê em anúncios ou que pessoas recomendam. Lançamentos em lojas são uma perdição, mas reflita se aquela peça é mesmo necessária no seu armário. Quantos sapatos você tem? Quantas calças? Camisas? Cremes? Controlar o consumismo é muito importante. Há uma sede de "ter" hoje em dia que as pessoas acabam atropelando orçamentos e chegam a sujar o nome por conta de bens não duráveis. Seja maduro o suficiente para se questionar e questionar o produto antes de comprar.
  • use um produto até ele acabar antes de sair comprando outros. Muitas vezes ficamos com uma variedade de produtos quando um só daria conta. Não desperdice. ter muita coisa não significa poder e nem status. Significa que você não dá valor ao seu dinheiro. Muitos produtos estragarão por não serem usados até o final.

Vivemos em uma sociedade capitalista em que o "compre, tenha, faça" salta aos nossos olhos em qualquer lugar. A função das empresas é fazer você comprar e eles lucrarem. A sua função é raciocinar antes de comprar e não apenas gastar com algo que parece "oportunidade única". Acredite, nunca é única.

Enquanto os empresários vão enriquecendo, vocês vão ficando cada vez mais pobres, sem conseguir nada de concreto pra vida, porque não conseguem juntar um trocado que seja.

Acho interessante alertar sobre isso, já que aqui mesmo no blog vejo gente falando em "vou comprar" a cada postagem que faço. Em blogs maiores vejo muito disso! Não quero ser a incentivadora de gastos, quero também que vocês vejam o outro lado. Comprem aquilo que realmente precisam!

Reflitam!

BEIJOS
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Um comentário:

  1. Gostei do post, muito interessante. Realmente devemos saber controlar nossos gastos, porque assim vamos lucrar muito mais!
    Linda, gostaria de te convidar para visitar meu cantinho.
    Se me seguir, sigo de volta, e também no facebook ;)

    http://www.leblogdemichelle.com/

    http://www.facebook.com/pages/Le-Blog-de-Michelle/522904717719942

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.