janeiro 23, 2013

Reeducação alimentar e eu

Falei aqui algumas vezes que estive doente no ano passado, não é? Uma das exigências dos médicos foi uma mudança radical na minha alimentação, já que eu não tinha o hábito de comer frutas, verduras e legumes, além de beber refrigerante e consumir bebidas alcoólicas. Da noite para o dia tive que cortar qualquer tipo de gorduras, incluir frutas e uma alimentação mais balanceada, rica em fibras.

Meu paladar incrivelmente se acostumou com novas frutas, verduras e legumes. Acho que eu estava tão empenhada em ficar boa que nem liguei para o gosto das comidas. Sei que é para o meu bem e tenho que me policiar até hoje para comer tudo direitinho.

A maior diferença que senti foi ao cortar gorduras e isso significa zero chocolate, pizza, biscoitos recheados, folheados e todos os salgados e besteiras que eu comia. Leite só desnatado, iogurte idem, requeijão somente light, massas e arroz integral...apenas.

Fui proibida pelo resto da minha vida de tomar refrigerante, comer nuggets e fast food. Os dois primeiros eu consigo, já o último...ai meu Chedar McMelt!!! Refrigerante eu sei que faz um mal horrendo pro corpo, podem ver um vídeo para vocês entenderem o porque. Já o nugget não faz diferença se é frito ou assado, faz mal porque é feito com as sobras dos frangos, partes mais gordurosas e com muita pele. Ou seja: gordura até dizer chega nas suas artérias.

Em menos de um mês nessa nova dieta emagreci cinco quilos!!! Já sou magra, então imaginem!!? Agora estou repondo tudo o que perdi de forma saudável. O mal da alimentação da gente é ter muitos produtos industrializados, que contém muita gordura ou sódio. Leiam rótulos!!! Chega a ser nojento ao ler! Eu mesma perco a vontade de comer só de ler. 

Outra coisa que inclui em minha dieta e que tenho reparado grandes mudanças são as frutas secas como Castanha do Pará, nozes e avelã. A Castanha do Pará afasta doenças do coração, previne câncer, retarda o envelhecimento e acelera o metabolismo. Já as nozes são ricas em substâncias como potássio e magnésio, além de ser fonte de vitaminas A, C, E, fundamental para a formação de glóbulos vermelhos e do tecido muscular. Também possuem muitas fibras, auxiliando o funcionamento intestinal. E o mais importante é que fornecem ao organismo ômegas 3 e 6, conhecidas como protetores cardiovasculares e ajudam a regularizar o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL). Viraram minhas melhores amigas. A avelã é rica em vitamina B9 ou ácido fólico, que faz com que melhore a memória, evita a pressão alta e as anemias carenciais.

Mas por ser oleaginosas tem que comer com parcimônia. Uma castanha do Pará só por dia já é o suficiente, bem como seis nozes e quatro avelãs. Mais que isso fui informada que era exagero e poderia engordar demais.

Só de mudar a alimentação percebi mudanças significativas no meu organismo. Se eu pudesse dar um conselho a qualquer pessoa seria: cuide da sua alimentação, cuide do que você coloca dentro do seu organismo e beba mais água.

Mas mais que mudar a alimentação tenho que fazer exercícios físicos, o que pra mim é onde está a maior dificuldade. Quando eu me definir nessa questão volto para atualizar aqui o diário da minha dieta.

BEIJOS!
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

2 comentários:

  1. Vc não comia frutas e legumes?! Jurava que vc era super adepta a isso!
    Que bom que vc está melhorando. De todas as suas restrições, eu morreria sem o chocolate e a pizza. Mas se é para o seu bem, né, vale td!!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, emagreceu bem
    Eu fiz uma reeducação com uma nutricionista e perdi 3 kg, mas no final do ano com as festas engordei tudo de novo
    Agora estou correndo atrás do prejuízo rs
    beijos

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.