outubro 31, 2012

31 de Outubro: Dia de Halloween

Ok. Muitos podem vir aqui dizer o que eu vejo há anos pela internet: Halloween nada, viva a cultura nacional.


E lá vamos nós começar a ler que Halloween é isso e aquilo, que no Brasil devemos festejar o saci...tá. Fale contra o Halloween, mas faça algo pro saci então! Deixa quem quer se fantasiar em paz.

31 de outubro


Muitos publicaram que hoje é o dia do saci e eu percebi que muito disso tem a ver com uma afronta ao dia de halloween e os festejos de dia das bruxas. 

"Dia do Saci consta do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003 (apensado ao projeto de lei federal nº 2.479, de 2003), elaborado peloChico Alencar, (PSOL - RJ) e Ângela Guadagnin (PT - SP), com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao "Dia das Bruxas", ou Halloween, de tradição cultural celta. Propõe-se seja celebrado em 31 de Outubro." (Fonte: Wikipedia)

Ou seja, criaram a data e escolheram que ela fosse comemorada no dia 31/10 apenas para competir com o Halloween e jogar na cara de quem se fantasia que eles não são nacionalistas. E pelo que consta ainda é projeto de lei, nem oficial é. 

Acredito que se querem mesmo valorizar a cultura nacional, que festejem em um dia já existente para isso. No dia 5 de novembro é comemorado o dia da Cultura Brasileira, evento incluído no calendário do Ministério da Cultura, mas que ninguém se lembra. Aliás, lembra apenas no dia 31 de outubro. 

Isso não deve ser levado como competição ou alienação, há espaço para todas as culturas. O mundo é globalizado! Se fosse por isso não teríamos diversas comemorações, festejos e feriados. Falam de cultura nacional, mas ninguém reclama do Papai Noel, da árvore de Natal e do peru!

Temos as festas juninas, coisa nossa! Não anulamos outras datas por causa do Halloween. Vejo essa data como diversão, uma época de se fantasiar. Vale pela graça! Ignorando qualquer coisa religiosa, já que muitos acham satânico, mas o lado original do Halloween é tido como uma homenagem aos mortos, o que aqui temos em 2/11, dia de finados.

"O primeiro registro do termo "Halloween" é de cerca 1745. Derivou da contração do termo escocês "Allhallow-even" (véspera de Todos os Santos). Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome actual da festa:Hallow Evening → Hallowe'en → Halloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.

A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor.  Já para católicos, desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween"." (Fonte: Wikipedia)




As características de gostosuras e travessuras para crianças vieram com o tempo nos países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda. Muita gente é contra ao festejo porque acha que é apenas mais um besterol americano. E pode até ser, mas que mal tem isso? O que muda a sua vida se alguém quer comemorar, se fantasiar ou usar o Halloween como tema de festa?

O dia de festejarmos a cultura brasileira existe, mas ninguém se move pra comemorar, criar festas e reunir amigos. Enfiaram o saci no dia 31/10, apenas por competição. Porque não usam uma data já existente (05/11)? Porque não cobram às escolas que festejem a data? A graça parece que é só reclamar.

"O halloween não exclui o folclore brasileiro, é possível que convivam sem nenhum prejuízo a um ou outro. Se fosse assim a gente não poderia ter pinheiro de Natal, tinha que ser um Pau-Brasil." (de um comentário no Facebook)


Beijos!
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Um comentário:

  1. Caramba, adorei o post!!! Muuuita informação em um post só!!!
    Não tinha nem ideia sobre o Dia do SAci (?) e mt menos sobre a real origem do Halloween. Adorei!!!
    Parabéns

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.