agosto 06, 2012

Tipos de curvatura e estrutura do cabelo

Hoje eu vou continuar a falar sobre cabelos! Cada uma de nós tem um tipo de cabelo e os cabelos podem ser diferentes devido ao tipo de curvatura dos fios. A estrutura do cabelo é definida pelo formato do fio e determinada geneticamente pela combinação das características dos cabelos dos pais, avós ou outras gerações. Basicamente, a diferença entre os cabelos lisos, cacheados e crespos é a forma geométrica de cada fio, que é notada pelo grau de ondulação e estrutura.


A curvatura do fio liso é cilíndrica, a mais redonda. Já os cabelos cacheados e crespos são naturalmente mais frágeis comparados aos demais, uma vez que eles têm estruturas semelhantes a uma haste oval
torcida, que favorece a ruptura do fio. Com a variedade do formato dos fios, os cabelos cacheados e crespos tendem a apresentar mais volume. Isto acontece porque os fios ocupam mais espaço no couro cabeludo e sua ordenação não é paralela como nos cabelos lisos, o que também contribui para que o cabelo embarace mais.

Considerando as características naturais dos cabelos cacheados e crespos, como também os efeitos de fatores externos, são necessários cuidados específicos com a utilização de produtos que proporcionam proteção, hidratação e ajudam a controlar o volume e a deixar os cachos mais bonitos e definidos.


O fio de cabelo é formado por três camadas: medula (interna), córtex (intermediária) e cutícula (externa). No córtex encontramos os pigmentos, que dão a cor aos fios, e as moléculas de água, que mantêm a hidratação. Esse conteúdo é protegido pelas escamas que formam a cutícula, constituída basicamente de queratina, proteína responsável por dar integridade e força aos fios. A cutícula poderia ser comparada à casca de uma árvore, que protege a parte interna da ação de agentes externos.

Na próxima postagem vou dar dicas de como aproveitar o que foi ensinado nessa postagem na realidade dos seus fios!

Beijos e comentem!

Essas dicas são orientadas por profissionais da TresEmmé.
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

3 comentários:

  1. To adorando essas dicas sobre cabelo!! =)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, super didática rs
    www.dicasdamag.uni5.net

    ResponderExcluir
  3. queria saber meu tipo de cabelo mas ta osso queria sabe se vc podeia me ajuda sobre isso ?

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.