julho 30, 2012

Tipos de cabelo

Vamos começar a semana se conhecendo e se cuidando? Hoje eu vou falar de cabelos. É importante saber se os produtos que você usa são adequados para o seu tipo de cabelo. Os shampoos e condicionadores disponíveis atualmente oferecem graus de limpeza e de condicionamento diferenciados para atender as necessidades de cada tipo de cabelo ou condições dos fios. Então o primeiro passo é entender quais são os tipos de cabelos.


Os cabelos podem ser diferentes devido à quantidade de óleo que apresentam. Sendo assim, eles podem ser oleosos, normais, secos e mistos. Você sabe qual é o seu tipo?

Há características específicas que podem levar a uma análise correta. Apresentamos uma avaliação prática de como reconhecer seu tipo de cabelo:

Após lavar e secar os cabelos, selecione quatro mechas de pontos diferentes da cabeça, sendo, preferencialmente, uma de cada lateral, uma da parte de trás e a outra da parte superior. Com as pontas dos dedos, avalie a raiz do cabelo e verifique o seguinte: se estiver áspera, significa que seu cabelo é seco na raiz; se apresentar oleosidade, que pode ser vista através de um excesso de brilho no dedo, significa que seu cabelo é oleoso na raiz; se estiver macio e sem oleosidade, seu cabelo é normal na raiz.

Continuando, verifique com os dedos a região das pontas: se as pontas estiverem opacas, é porque seu cabelo é seco nas pontas; se estiverem macias, sem ressecamento, é porque é normal nas pontas.




Para ajudar aqui vão explicações sobre cada tipo de cabelo:



CABELOS OLEOSOS
Podemos dizer que os cabelos oleosos têm a característica de produzir mais oleosidade, e por isto são mais brilhosos. Além disso, os cabelos oleosos tendem a ficar sujos mais rapidamente, porque as impurezas do ar se acumulam com mais facilidade nos fios, o que demanda lavagens mais freqüentes.

As causas para o excesso na produção de oleosidade são várias, desde fatores hereditários até alterações hormonais, alterações emocionais e estresse, que podem influenciar a atividade das glândulas sebáceas.

CABELOS NORMAIS
Quando a secreção do óleo é normal, ou seja, suficiente para a lubrificação dos fios, os cabelos podem ser classificados como normais. Eles apresentam uma aparência natural e saudável, além de propriedades como firmeza, volume sob controle, flexibilidade, brilho e facilidade de pentear.

Vale ressaltar que, mesmo sendo normal, é importante cuidar da manutenção das condições naturais do cabelo, usando shampoo e condicionador adequados e contando com a ajuda de creme para pentear para manter a hidratação. Nos momentos em que os fios sofrem agressões externas (sol, água do mar ou de piscina, tratamentos químicos etc.) é importante também fazer o uso de creme de tratamento.






CABELOS SECOS
Quando a secreção de óleo é insuficiente, os fios não têm uma lubrificação natural. Nesse caso, o couro cabeludo pode parecer esticado e os cabelos se tornam sem brilho e frágeis. São difíceis de desembaraçar e o esforço empregado para pentear aumenta o dano aos fios. Cabelos danificados por fatores mecânicos (escovação, secador e chapinha) ou químicos (permanente, tintura e alisamento) também podem adquirir a aparência de secos.

Os produtos indicados para os cabelos secos, ressecados ou danificados são os que possuem ingredientes condicionantes, emolientes e hidratantes, que ajudam a deixar os cabelos macios, fáceis de pentear e livres de eletricidade estática, que é responsável por deixar os fios arrepiados e rebeldes.

CABELOS MISTOS
Neste tipo de cabelo a secreção de óleo tende a ser excessiva no couro cabeludo e as pontas tendem a ser mais ressecadas. Este tipo de cabelo pode ser cuidado com produtos diferentes. Você pode lavar o couro cabeludo com um shampoo para cabelos oleosos e o comprimento e pontas com um shampoo específico para cabelos secos, e finalizar com um condicionador para cabelos secos.

A hidratação também é possível, é só você tomar o cuidado de aplicar a linha de creme para pentear e a linha de tratamento somente nas pontas.

E aí? Reconheceu o seu tipo de cabelo? Vou trazer mais dicas de cuidados com os cabelos, quem tiver dúvidas deixe nos comentários que eu vou tentar ajudar no que puder!


Essas dicas são orientadas por profissionais da TresEmmé.


BEIJOS!


Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

4 comentários:

  1. ótimo post, curti.

    http://anitamakingof.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Lindo seu cantinho!

    Estou te seguindo. Vem conhecer meu blog, e se gostar segui-lo de volta também?! =)



    Beijos,
    Yasmin Christe
    http://fashionfinissima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que máximo de post mas nem precisei fazer o teste pra saber que o meu cabelo é suuuper oleoso! Se passar a mão nele mais de 10 vezes, já dá pra fritar ovo!!! #exagerada rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.