julho 19, 2012

Música boa na TV

Sou uma pessoa muito musical, preciso estar em conexão com algum som pra poder fazer minhas atividades. Quando arrumo a casa, quando cozinho, quando estou blogando ou escrevendo minhas matérias, quando tomo banho...enfim, para produzir bem preciso de ritmo!

Só que não me limito ao som, gosto de ver! E é aí que entra o foco do post de hoje: os bons programas musicais que existem na tv. Muitos conhecem os programas que existem em emissoras musicais como MTV Brasil, Multishow, VH1 e TV Mix. mas vocês conhecem os programas “Evidente”, do Canal Brasil e “Afinando a Língua”, do Canal Futura? A televisão brasileira aberta e a cabo oferece outras boas atrações musicais. São elas: “MPBambas”, “O Som do Vinil” e “Zoombido”, no mesmo Canal Brasil, “Som Brasil”, na TV Globo e reprisado pelo VIVA, e o consagrado “Ensaio”, da Cultura. 

O programa “Evidente” reúne videoclipes de artistas da atual cena independente brasileira, como Mombojó, Chimarruts, Gaby Amarantos, Criolo, Emicida, Los Porongas, Garotas Suecas, entre outros. O "Afinando a Língua" rendeu tanto com suas apresentações de Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz, Tiê, China, Pedro Luís, Thais Gulin e Banda Gentileza, que acabou rendendo um DVD. Com o comando do guitarrista dos Titãs, Tony Bellotto, que está à frente do programa há mais de dez anos, jovens talentos são convidados a se apresentar,  falar sobre o método de composição, as principais referências e a trajetória musical.


Já o programa “Zoombido”, comandado pelo cantor, compositor, ator e fotógrafo Paulinho Moska desde 2006, tem como foco principal a composição. Moska tem o privilégio de tocar e cantar com cada um dos convidados. O "Zoombido" também se faz presente na rádio, pela MPBfm, toda segunda às 21h.

Um dos mais conhecidos, o “Som Brasil” se vale dos novos cantores interpretando e homenageando grandes nomes da música brasileira. Esse tom de homenagem e história também impera em “MPBambas”, apresentado pelo crítico, jornalista e escritor Tárik de Souza; e “O Som do Vinil”, conduzido por Charles Gavin, ex-baterista dos Titãs. Nenhum deles tem tanta importância histórica quanto o “Ensaio”, realizado por Fernando Faro desde 1989 e que hoje se constitui como um dos mais completos arquivos da música brasileira. Por ali passaram e continuam passando grandes nomes, como Elis Regina, Adoniran Barbosa, Djavan, Gal Costa, Zé Kéti, Tim Maia e Criolo, entre tantos outros.  

Além desses há os programas populares, já citados no início dessa postagem, pela MTV, Multishow, MIXTV e VH1. Portanto, não há falta de talento e competência para se realizar bons programas musicais na televisão, mas é preciso que se crie o hábito de assisti-los, para que não se percam em meio a tantos programas para a "massa". Com certeza poderia existir um programa desse tipo por emissora, para que muitos artistas das novas e antigas gerações possam se apresentar e cativar um novo público. Mas que fosse transmitido em um horário possível de se assistir, já que alguns acabam passando altas horas da madrugada.
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Um comentário:

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.