julho 02, 2012

Dicas de Viagem: Como se preparar para uma viagem

Era uma vez num reino muito, muito distante...ops!!! História errada!!

Certo dia recebo uma mensagem inusitada perguntando se eu escreveria sobre viagens para um blog. Fiquei surpresa porque, a princípio, eu nem achava que viajava tanto (a não ser na maionese  - pausa para piadinha infame). Fato é que desde que virei dona do meu nariz, ou quase isso, trabalho o ano inteiro juntando um trocadinho aqui e outro ali para, nas férias, torrar viajando pra algum lugar. 

Devido minha pouca idade (cof, cof) não desbravei o mundo ainda, mas já consegui ir a alguns lugares. Vou dividir minhas experiências aqui com vocês e, quem sabe, antes de acabar as histórias, não surge um patrocínio bancando minhas viagens pelo mundo, contando acontecimentos e percepções?! #ficadica ;)

Pois bem, sei que devem estar todos super ansiosos querendo saber qual será o primeiro destino, não é?

SIIIIMMMMM [respondem em coro]

Então, a resposta é...

... nenhum!

Isso mesmo, calminha aí!!! Para viajar tem muita coisa a ser organizada antes. E esse é nosso primeiro assunto. Para escolher o destino, tem que pensar em um monte de coisas!




- Época do ano:
Observar se terão eventos importantes acontecendo na cidade. Evento importante não é a mais recente turnê de shows da boysband do momento! É evento importante mesmo! Que muda realmente a rotina da cidade. Ninguém quer ver a cidade dos sonhos abarrotada de gente, com o trânsito transtornado ou lugares fechados. Em Las Vegas, em abril, tem a NAB (feira de eventos na área de broadcast); em Miami, em março, tem a Ultra Music Festival (festa rave das mais conhecidas e badaladas, são quatro dias de festa e o mundo invade a cidade); e por aí vai.

- Clima
A época do ano já dá dicas de como estará o tempo, mas acompanhar nos dias que antecedem a viagem faz a diferença. Não pense muito focado, abra o olhar. O tempo influencia se seu voo pode atrasar ou não e se você tem escalas ou conexões para fazer, isso tem que ser uma coisa a ser lembrada.

*Dica de Amiga*: Capa impermeável é sempre útil. Mico, mas útil. Uma chuva pode estragar um passeio e guarda-chuva não é muito prático.

- Passagens
Quanto antes forem compradas, mais baratas. Não tem jeito, é isso mesmo! Pesquisar valores, condições com pontuação do cartão de crédito convertido em milhas, etc. Lembre-se sempre de perguntar quantas malas pode levar e o peso de cada. Nunca ache que já sabe a resposta se não quiser ter surpresas.

- Documentação
É realmente uma parte chata, mas que estando tudo certinho garante uma viagem sem dor de cabeça (uma cartela de tylenol também ajuda! - piadinha infame parte 2). Três coisas que precisam fazer parte da sua pesquisa nesse quesito:

1- Passaporte: Verifique a data de validade, ela tem que ser de pelo menos seis meses da data da viagem.

2- Visto: o brasileiro precisa de visto para entrar em cerca de 132 países. E Estados Unidos é um deles! (confira a lista de países clicando aqui)

3- Vacinas: nem todo mundo pensa ou lembra disso, mas sim, alguns países exigem comprovante de alguma vacina específica. E mesmo se você não for para aquele país e só fizer escala/conexão tem que ter! A da Febre Amarela é a mais comum e tem validade de 10 anos. Se você for para os Estados Unidos e fizer escala no Panamá, parabéns, você terá que tomar a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem!!!! (para informações dos países que exigem vacina clique aqui)

*Dica de Amiga*: Faça um Seguro Saúde Internacional. Não é tão caro assim e acreditem, É MUITO IMPORTANTE. Agências de turismo e de intercâmbio oferecem este produto para todas as ocasiões. Verifique sempre como deverá proceder em caso de necessidade (telefone de contato, reembolso, etc.). 
Na matéria Miami, terá uma boa explicação para isso.

- Onde ficar
Uma pesquisa bem feita te leva aos lugares de melhor custo x benefício e te livra de muitas furadas. O bairro boêmio geralmente é mais caro e barulhento e se ficar no bairro mais próximo ou alguns pontos de ônibus depois podem fazer toda a diferença. O centro (comercial) de algumas cidades pode ser bastante sinistro nos finais de semana. Hotéis de grandes redes chiques vão ser sempre a opção dos sonhos, mas quem quer um lindo quarto com uma cidade inteira pra conhecer? Suas malas precisam mesmo de um quarto com hidromassagem, serviço de quarto e maravilhosamente laminado a ouro? Nem você! Pega esse dinheiro e vai comprar bugigangas! Se for seguro, com cama confortável (isso sim é importante, pois o seu dia seguinte depende disso. Não esqueça que provavelmente vai andar muito todos os dias) e chuveiro quente é tudo que você precisa!

- O que fazer
É importante saber que tipo de viagem vai fazer. Eu costumo dizer que existem quatro tipos de viagem: Turistona (pontos turísticos e clichês são o interesse maior, são viagens mais rápidas); Gastronômica (conhecer sabores, temperos, costumes. Países Asiáticos são prato cheio!), Cultural (quando o interesse é conhecer a cultura do país, rotina, etc. Geralmente são as viagens de maior tempo) ou de Descanso (quando o local escolhido só importa pela beleza, conforto e bem estar. A cidade não precisa oferecer mais que bela praia ou montanha. É para curtir o próprio hotel, resorts, spas, etc. São viagens que duram no máximo uma semana). Com a escolha do tipo de viagem fica mais fácil traçar o roteiro.

*Dica de Amiga*: Lembre de perguntar a quem vai viajar com você se tem os mesmos interesses para que nenhuma parte saia decepcionada.

- Moeda
Confira o câmbio da moeda para comprar a preços mais acessíveis. Faça cálculos se vale a pena levar a maior parte em dinheiro, cartão de crédito internacional (lembrando da taxa de 6,38% de IOF) ou cartão pré-pago.

Calcule o quanto pretende gastar. Passagens e estadia podem ser parcelados no cartão. Preveja o valor para comida (não esqueça da gorjeta!) e transporte POR DIA e entradas dos lugares que pretende ir (shows, eventos, pontos turísticos, etc.) esse valor é bom ter sempre em dinheiro mesmo, trocado de preferência, pois facilita e não corre o risco de não aceitar cartão; e compras (pra mim é difícil prever isso, mas tendo um limite estabelecido já ajuda)!!!

- Informações Aleatórias
Grávidas nas ultimas oito semanas de gestação ou menos, precisam de atestado médico com autorização para viajar.

Autorização de viagem desacompanhada dos pais, para menores de 18 anos.

Mala de mão NÃO pode mais de 100ml de qualquer coisa líquida ou cremosa ou em gel e nem objetos pontiaguados.


→ Próximo post: Fazendo as malas! Não percam!


Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

5 comentários:

  1. Que boas dicas!! Eu sou uma distraida quando vou de viagem.. assim que precisar venho reler o post :P

    Beijinhos*
    cenasdalala.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Que lida nem li o post..kkkk, qd falo que vou viajar começo a arrumar mala 1 mes antes. Não tem jeito
    BOA SEMANA!!!
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa as dicas, Rê! Vou aguardar os destinos...

    bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah...faltou dizer que para paises do Mercosul, o passaporte pode ser substituído pela identidade, contanto que ela tenha até 10 anos de expedição.

      Excluir
  4. Geeente, sou mt "relaxada" qnd se trata de arrumar mala!! Não tenho nenhuma preparação, nenhum planejamento! Abro o armário, bato olho em algumas roupas e pronto!!!! rsrsrsrrsr
    Adorei as dicas!!! Vou usá-las da próxima vez!

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.