abril 03, 2012

Como limpar pinceis de maquiagem

Cheguei destinada a falar um assunto muito sério com vocês: limpeza de pincéis de maquiagem. Vocês sabiam que se não limparmos as cerdas, podem - e vão -  aparecer germes e bactérias que podem causar reações alérgicas, conjuntivite e espinhas.  Sem contar que pinceis com restos de procuto podem alterar os efeitos e as cores da maquiagem. E ninguém aqui quer isso, não é?

Por isso vou falar como limpar os seus pinceis sem danificá-los. Vamos aprender?



É importante ficar atento ao tipo de cerdas de cada pincel na hora de fazer a limpeza para que os acessórios não sejam danificados. Pincéis usados com pó compacto, blush, base mineral e sombras em pó podem ser lavados a cada duas semanas ou uma vez por mês. Para quem tem poucos pincéis para aplicar, o melhor é lavá-los com intervalos mais curtos para evitar que as outras cores alterem o seu efeito.

Bases, iluminadores, corretivos e outros tipos de produtos em versões líquidas, cremosas ou em gel aderem nas cerdas com mais facilidade. Nesse caso, esses produtos devem ser higienizados com um intervalo de uma semana a quinze dias entre uma lavagem e outra. Para facilitar o processo, prefira pincéis de cerdas sintéticas, que são os melhores para aplicar produtos cremosos e são ainda mais fáceis de higienizar do que os modelos com cerdas naturais. Nos outros casos o de cerdas naturais são perfeitos.

Agora vamos direto pra parte da limpeza: existem produtos formulados especificamente para a higienização dos pincéis. Ainda assim, mesmo com esses produtos deve-se manter a lavagem regular. Isso porque esses produtos geralmente fazem uma limpeza superficial e rápida. O correto mesmo é fazer uma limpeza profunda e sem pressa.

Essa lavagem regular é feita com shampoos ou sabonetes líquidos (prefira os neutros ou de côco). Isso é importante para conservar as cerdas, já que os sabonetes em barra costumam ter fórmulas alcalinas que deixam as cerdas arrepiadas, duras e ressecadas. Muitas lavagens com um sabão em barra podem fragilizar excessivamente as cerdas do seu pincel e deixá-las quebradiças, por isso, evite os produtos em barra.

Limpando rápido: borrifar um pouco de uma loção higienizadora nas cerdas e esfregá-lo gentilmente sobre um lenço até que saia toda a sujeira. Procure não forçar as cerdas contra o lenço e faça movimentos de vai e vem com o pincel para retirar totalmente os resíduos. Aguarde cerca de três minutos até que o produto evapore por completo antes de usar o pincel novamente.

Limpeza profunda: Cuidado com excesso de água durante a lavagem para não danificar os pinceis. Tome bastante cuidado para não molhar o cabo, que costuma ser de madeira, nem a parte de metal, que prende as cerdas. (os resíduos de água dentro do pincel podem chegar à madeira e fazer as cerdas caírem ao danificar a cola que as prende).



1- Umedeça levemente as cerdas do pincel em água corrente ou mergulhe-as em um potinho com água;
2- Coloque uma pequena quantidade do produto escolhido (shampoo neutro ou específico para pincéis) na palma da mão;
3- Esfregue gentilmente as cerdas na palma da mão para que o produto se espalhe e faça espuma. Siga movimentando as cerdas no sentido vertical e horizontal até achar que as cerdas estão limpas;
4- Para enxaguar, segure o pincel sempre com as cerdas para baixo e deixe cair água corrente sobre elas para retirar todos os resíduos de shampoo e maquiagem;
Aperte suavemente as cerdas com a mão para retirar o excesso de água. Você também pode pressionar as cerdas com uma toalha de papel para que a água seja absorvida e facilite a secagem;
5- Com os dedos, alise e modele o pincel no seu formato original e coloque-o para secar.
6- Deixe secar naturalmente. Não tente apressar o tempo de secagem usando secadores de cabelo ou expondo seus acessórios ao sol – o calor pode queimar, ressecar e danificar as cerdas. 

O processo de secagem pode levar de 24 a 48 horas, dependendo do tipo de cerda de cada pincel.Certifique-se de que os pincéis estão realmente secos antes de guardá-los para evitar a proliferação de bactérias e aumentar a vida útil dos seus acessórios.

E aí, vamos cuidar dos acessórios? Não basta só cuidar da pele, não é?

Beijos!
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

4 comentários:

  1. Nossa! Adorei a dica!!!
    Acredita que eu nunca pensei em limpar meus pincéis?!?! acho até que vou jogar os meus fora e comprar outros, pq devem estar cheeeeios de bactérias!!!!
    Mt boa a dica msm!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que é importante, mas tenho uma preguicinha de limpar cpm frequência... hihi
    Lila Czar

    ResponderExcluir
  3. NEM SABIA QUE TINHAMOS QUE LAVAR PINCEIS, ANDANDO NOS BLOGS APRENDI..KKKKKKKKK
    Boa terça
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  4. ótima dica mesmo temos que manter nosso pinceis limpos!

    Adorei o Se fossemos ricas moraríamos em NY kkkkk!

    bjs

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.