outubro 27, 2010

Élseve - campanha e produto

Nessa terça, 26, assisti a uma palestra na faculdade com o Vinícius Limoeiro, publicitário da agência W/McCann e é a pessoa resposnsável pela marca Elséve no Brasil.
Isso significa o que? Loucura, né? Eu, a doida dos shampoos de cara com a pessoa que vê e reformula a marca de um shampoo!
Então que acompanhei a palestra super atenta não só por falar de Elséve, mas também porque estou fazendo um trabalho sobre todas as palestras que a faculdade oferece essa semana.
Mas vamos ao que interessa?
A palestra foi voltada ao produto Elséve HidraMax Colágeno, que é para cabelos cacheados. Quem é rato de farmácia ou supermercado ou casa do cabeleireiro como eu, percebeu que produtos para esse tipo de cabelo estavam em baixa no mercado. Parece que tudo foi feito pra quem tem cabelo liso ou quer tê-lo.

A L'oreal, empresa que é dententora da marca Elséve, para conquistar a confiança da mulher brasileira mudou seu estilo de campanha. Antes eram modelos ou famosas internacionais e a propaganda era dublada. #fail



A sacada da agência W/McCann foi colocar modelos que mostrassem a realidade da brasileira e o tipo de cabelo que mais prevalece em nossa sociedade. Além disso a campanha englobou uma causa mais social e não só comercial, tendo que construir a relevância do cacheado. Foi criado então um movimento de valorização dos cachos. Chamaram a Taís Araújo para estrelar a campanha, por rolar uma identificação com o público-alvo e por ela estar em destaque na mídia. Com isso, foi gerado um movimento de afirmação. Os cachos foram valorizados, restaurou a confiança da mulher que antes se sentia na obrigação de ter cabelo liso.




Mas nem tudo são flores. Bolar uma campanha assim não é tão simples. Tem que se aproximar do cliente. Para isso, a empresa então trabalhou em redes sociais, investindo em blogueiras, twitteiros e orkuteiros!!

Durante a palestra vi os blogs amigos da Elséve, que aderiram a causa dos cacheados! E lá estavam as meninas do Modices e TrendyTwins! Adoro!

A pesquisa para saber onde melhorar o produto foi feito junto à elas e aos fóruns de discussão no Orkut. Tinha que saber exatamente qual era a real necessidade da consumidora. Um diferencial da Elséve é não só mandar release pronto para blogueiras. A empresa não adere, também, a causa do post pago. Chama-se essas pessoas para entrevistas, eventos, palestras e fala-se da marca, mostra o produto e ainda dá um agrado às participantes com sorteios, mudança no visual (vide o último encontrinho que teve aqui no Rio e não pude ir porque era meu plantão na redação do jornal).

Para promover o HidraMax Colágeno, eles também criaram uma promoção de âmbito nacional para escolher a cacheada mais bonita do Brasil. A final foi no NorteShopping, aqui no Rio, com a presença de famosos!! Agora, vocês sabem porque eles fizeram essa promoção? Por causa das blogueiras!! Em blogs específicos para cabelos cacheados bolaram uma mini promoção de postar a foto da cacheada mais bonita! A empresa viu e aderiu a causa!

ps¹: Olha, Élseve adere a tanta causa que deveria abrir uma ONG.


A Elséve focou muito na parte de mídias sociais, hoje o twitter deles (@elsevebrasil) tem quase seis mil seguidores! Eles fazem questão de responder a todos os tweets, lá rolam promoções e dicas de cuidados com o cabelo!!

A atual campanha da Elséve é do Reparação Total 5, tendo na campanha a Grazi Massafera. E olha, como consumidora, esse Reparação Total 5 é demais!! Mais alguns dias e falo dele aqui! Não consegui encontrar o kit todo, mas o shampoo eu achei!!


Então é isso, gente. Espero que tenham gostado do resumo da palestra e da explicação da campanha do produto.
Porque eu não só falo do shampoo em si, eu vou a fundo! haha

ps²: não estou sendo paga pra falar nada disso, não tenho parceria com a empresa e nem penso em fazer um blog voltado só para cabelos, mas eu amo muito shampoos e vocês sabem que todo fim de mês eu preciso comentar das marcas!!

ps³: mas é óbvio que se a empresa disponibilizasse amostras pro blog e sorteios eu ficaria agradecida.

Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

9 comentários:

  1. Amiga adorei o post, essa estratégia é bem mais legal do que aquelas atrizes dubladas né? rs

    Flor obrigada pela força viu? To de volta e já tem post novo lá no blog!

    bjim!

    ResponderExcluir
  2. Olá... passando para conhecer seu blog!! adorei as materias que vc faz!!! parabens... bjos

    ResponderExcluir
  3. OIE PRI!
    ADOREI O POST!
    QUERIA TER IDO NESTA PALESTRA...

    BJOO!

    ResponderExcluir
  4. informação, a gnt vê por aqui!!!
    é por isso q amo esse blog!

    ResponderExcluir
  5. Já usei o reparação total e gostei muitão!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. que legall!!!

    gosto dos produtos da loreal!!!

    vou aguardar o selinho!!!

    Bjosss~***

    Nah =^.^=
    www.vaidadesutil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu uso o shampoo rosa e adoro!

    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  8. amei seu blog , super dicas

    gosto dos produtos da loreal


    beijus

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro a parte publicitária por trás das marcas (sou jornlaista com tendências a PP - hehe). Achei o Post muito interessante.

    Lila Czar
    http://seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.